Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/03/18 às 11h24 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Edição de Brasília do Fórum Mundial da Água bate recorde de público

 

Governador Rodrigo Rollemberg apresentou balanço do encontro internacional, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Expectativa é que total de participantes ultrapasse os 100 mil até o encerramento

 

Iniciadas no sábado (17), as atividades do 8º Fórum Mundial da Água registraram a presença de 85 mil pessoas até o início da tarde desta quinta-feira (22). Foi um recorde de participação em todas as edições do evento, desde 1996. A média foi de cerca de 17 mil participantes por dia.

 

Discussões como segurança hídrica, gestão urbana da água, mudanças climáticas e acesso democrático aos recursos movimentaram a pauta nos seis dias de encontro. A relevância dos temas atraiu, além do público recorde, 12 chefes de Estado, 134 parlamentares e 70 ministros de 56 países.

 

O governador Rodrigo Rollemberg agradeceu a todos pela confiança em Brasília para sediar o evento. “O resultado é absoluto. Tivemos uma edição democrática e ampliação na participação popular”, comemorou. Para ele, a mobilização do público dialoga diretamente com o tema desta 8ª edição: Compartilhando Água.

 

Para Rollemberg, foi fundamental a troca de experiências no debate sobre a gestão de políticas públicas como instrumento de redução do impacto da crise hídrica pela qual passa o DF. “Brasília teve muito orgulho de ter se tornado, nos últimos dias, a capital mundial da água”, disse.

 

Entre as experiências bem-sucedidas apresentadas no fórum, o governador destacou o projeto Produtor de Água no Pipiripau, tema de livro lançado no evento. “A agricultura tem papel muito importante no uso racional da água. A preservação do meio rural é uma forma de manter a qualidade de vida no meio urbano”, constatou.

 

O maior legado do fórum, de acordo com Rollemberg, é a maior conscientização para o uso dos recursos hídricos. “Acredito que a população entendeu que a garantia de termos água em quantidade e qualidade é uma responsabilidade de todos”.

 

Agricultura do DF

 

Durante o 8º Fórum Mundial da Água, o Sistema Público da Agricultura, composto pela Secretaria de Agricultura do DF, Emater-DF e Ceasa-DF, apresentou aos visitantes as tecnologias usadas nas propriedades rurais do Distrito Federal que diminuem o uso da água no campo. Foram vários momentos de discussões que tiveram como objetivo a troca de experiências.

 

Nos espaços Vila Cidadã e Expo foram debatidos temas como os Sistemas Produtivos Poupadores e Eficientes no Uso da Água; a Qualificação da Agricultura Irrigada do DF – gestão compartilhada de recursos hídricos; o Saneamento Rural; o Manejo e Conservação da Água – adequação ambiental das propriedades rurais; o Manejo e Conservação do Solo; a Qualificação da Agricultura Irrigada do DF – manejo de irrigação em propriedades rurais; a Agricultura de Baixa emissão de Carbono; o Programa Desperdício Zero com foco na sustentabilidade; e o Manejo e Conservação da Água – revitalização de canais de irrigação.

 

Além dos debates, o público que visitou a Vila Cidadã pode conferir no estande do Sistema da Agricultura a tecnologia da realidade virtual aplicada à agricultura, ação de educação ambiental com trilha do cerrado e explicações sobre hidroponia e as demais técnicas utilizadas no trabalho de extensão rural do DF.

 

“Nós mostramos no Fórum as tecnologias que aplicamos nas propriedades para economizar e produzir água, e também para produzir alimentos de qualidade”, disse o diretor-executivo da Emater-DF, Rodrigo Marques. O diretor ainda destacou o esforço de toda a equipe que trabalhou no Fórum. “Estou muito feliz com os resultados. É muito gratificante trabalhar com uma equipe esforçada e empenhada em mostrar para sociedade o resultado do nosso trabalho no dia a dia na área rural. Já podemos planejar as melhorias para as próximas”, parabenizou.

 

Texto com informações da Agência Brasília
Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br