Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/08/19 às 17h19 - Atualizado em 29/08/19 às 10h17

Distrital discute implantação de horta pedagógica da Emater-DF por meio de emenda parlamentar

Encontro ocorreu na sede da Emater-DF, na manhã desta quarta-feira (28)

 

Em visita à Emater-DF nesta quarta-feira (28), o deputado distrital Leandro Grass (Rede) discutiu com a direção da empresa, a presidente Denise Fonseca e o diretor-executivo Antonio Dantas, sobre a implantação de horta pedagógica da agricultura urbana em escolas do Distrito Federal. 

 

Por meio de emenda do parlamentar, dez escolas situadas nas regiões administrativas de Taguatinga, Samambaia, Sobradinho II e Asa Norte vão receber o projeto, que além de proporcionar conhecimento aos estudantes e professores sobre práticas de plantio e sustentabilidade, vai gerar economia de água com a captação de água da chuva nas escolas.

 

Durante o encontro, o andamento da implantação das hortas foi apresentado ao parlamentar. Também foram abordadas possibilidades de expansão do projetos para outras escolas a partir de 2020, bem como um possível apoio em outros projetos que envolvem o desenvolvimento sustentável para produtores atendidos pela Emater-DF. 

 

“Parabéns pelo trabalho que estão fazendo. É fundamental para educação sustentável”, afirmou o deputado. “Ou a gente muda, ou o planeta não vai aguentar”, ressaltou Denise. O projeto da Emater tem o objetivo de incentivar a segurança alimentar com a produção de orgânicos em hortas na cidade.

 

“A ideia é que as crianças tenham contato com a semente, o adubo e as técnicas de plantação. Elas também vão aprender que é fácil produzir em áreas pequenas e até em lugar que não tenha área verde, por meio de horta em tambor e até em garrafas pet, totalmente orgânica. É conscientizar sobre a produção de alimentos por todos e para todos”, ressaltou Tiago Leite, zootecnista e assessor da presidência na área de agricultura urbana.

 

Hortas comunitárias

A Emater oferece assistência técnica para o manejo básico de hortas. A capacitação, com a visita de técnicos ao local atendido, envolve preparação do solo, tipos de irrigação, adubação e controle de pragas, por exemplo. Por meio do programa, também são fornecidos adubos, sementes e ferramentas necessárias ao cultivo. No DF, também são atendidos centros de saúde, unidades de internação socioeducativa e entidades sem fins lucrativos.

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br