Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/05/21 às 20h06 - Atualizado em 26/05/21 às 16h43

Direção da Emater visita cooperativa e conhece produção de uva e vinho no PAD-DF

Direção da Emater-DF esteve com presidente da Coopa-DF, José Guilherme, na sede da cooperativa

 

 

O cultivo de uva, a produção de vinho e a visita à Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) foram algumas das motivações que levaram a diretoria da Emater-DF ao PAD-DF, núcleo rural do Paranoá. Durante a passagem pela cooperativa, foram tratados temas como a reforma do escritório local da empresa com um sistema de energia fotovoltaica, como modelo sustentável para incentivar os produtores sobre o uso da tecnologia na região. 

 

Emater, Embrapa e produtores discutem cultivo de uva e produção de vinho no DF

Interessados no cultivo de uva, produtores de Brazlândia participam de reunião técnica

 

Para a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, que esteve acompanhada pela diretora-executiva da empresa, Loiselene Trindade, e do chefe de gabinete, Cleison Duval, o encontro nesta segunda (24) com o presidente da cooperativa, José Guilherme, fortalece a parceria.

 

Após o encontro, o grupo passou pela Villa Triacca, propriedade produtora de uva que tem trabalhado também na produção de vinho. No local, o produtor Ronaldo Triacca falou sobre as vantagens da produção relacionadas ao clima, altitude e ampla variação de temperatura, além dos desafios e das expectativas sobre a cultura. 

 

Cultivo de uva na Villa Triacca, propriedade do produtor Ronaldo Triacca, no PAD-DF

 

Há pouco mais de 60 quilômetros do centro de Brasília, a região é conhecida pela alta produtividade em grãos. Nos últimos tempos, produtores acompanhados pela Emater-DF têm trabalhado para transformar a área em rota produtora de uva e turística para apreciadores de vinícolas. Na região, já está sendo criada uma indústria de vinho próximo ao escritório local da empresa e produtores interessados criaram o grupo chamado Vinhedos do Planalto. 

 

“A Emater-DF tem se preparado e trabalhado para aumentar a produção de frutas. O cultivo de uva é uma das prioridades que tenho colocado para as nossas ações no campo. Estamos trabalhando para viabilizar e fortalecer essa produção no Distrito Federal”, destacou a presidente Denise Fonseca. 

 

O supervisor Regional Leste da Emater-DF, Mateus Miranda de Castro, os gerentes dos escritórios do PAD-DF, Marconi Borges, e do Jardim, Rafael Ventorim, também participaram do encontro. 

 

Ronaldo Triacca mostra cultivo de uva e fala sobre a produção à direção da Emater-DF

 

Reunião técnica em Brazlândia

Na última sexta-feira (21), os desafios e as oportunidades do cultivo de uva no Distrito Federal foram temas de uma reunião técnica com produtores de Brazlândia e Alexandre de Gusmão. Hoje, a produção atende cerca de 10% da demanda local. Das 400 toneladas das duas principais variedades de uva comercializadas na Ceasa no ano passado, somente 43 toneladas foram produzidas na capital.

 

 O objetivo do evento, organizado pela Administração Regional de Brazlândia em parceria com a Emater-DF e a Secretaria de Agricultura (Seagri-DF), foi incentivar o cultivo da uva também em Brazlândia, que hoje é referência na produção de morango e de goiaba.

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br