Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/05/15 às 10h12 - Atualizado em 29/10/18 às 11h24

DF tem primeiro frango orgânico certificado

 

Começou a ser comercializado no Distrito Federal o primeiro frango orgânico certificado da região. Na última semana, o produtor rural Carlos Gilberto Gonçalves Caetano começou a fazer as entregas de frango em lojas e empórios especializados em produtos naturais e orgânicos, em Brasília.

 

A expectativa do produtor é que a produção seja de cerca de 15 mil aves por ano. A criação das aves é feita na propriedade localizada em Santo Antônio do Descoberto de Goiás (GO). Já o abate é feito em abatedouro do Distrito Federal, com registro no Sistema de Inspeção Federal (SIF).

 

Entretanto, um bom caminho foi percorrido por Carlos Gilberto antes dessa primeira entrega, com muita persistência e dedicação. Foram pelo menos três anos de preparação da propriedade para o início da criação das aves orgânicas.

 

Na criação orgânica, além da atenção com a alimentação das aves, o produtor deve cuidar do bem-estar animal. Ao contrário da criação em granjas, em que os animais ficam em confinamento, as aves no sistema orgânico também devem ter acesso a pasto. Há também cuidados na prevenção de doenças, com a vacinação obrigatória das aves, cuidados no manejo da criação e com o uso de fitoterápicos, adicionados à ração orgânica.

 

Gilberto conta que teve que se capacitar e buscar informações junto à Emater-DF, Embrapa Aves e Suínos (SC) e em outros locais como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. “As experiências de campo ainda são muito restritas para a produção orgânica de frango. Além disso, tive de começar primeiramente produzindo soja e milho orgânicos para a fabricação da ração das aves, já que não se encontra no mercado”, disse.

 

Com a certificação, os consumidores têm a garantia de um alimento de qualidade, livre de agrotóxicos, antibióticos e transgênicos.

 

Apoio à produção orgânica

 

A Emater-DF tem entre seus temas prioritários a agroecologia e a produção orgânica. Entre as ações desenvolvidas, está o incentivo à transição agroecológica, que significa passar gradualmente do plantio convencional para um plantio com menor dependência de agrotóxicos e fertilizantes químicos.

A Emater-DF também trabalha com os sistemas de produção orgânicos, tanto na assistência técnica e capacitação, quanto no apoio à comercialização.

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br