Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/08/15 às 10h49 - Atualizado em 29/10/18 às 11h34

DF tem primeiro café orgânico em cápsulas

 

Para os amantes do café, um produto regional acaba de ser lançado. É o primeiro café orgânico certificado, em cápsulas, comercializado no Distrito Federal. Segundo o produtor Márcio Jório, é um café gourmet, com equilibrado aroma e sabor, pouco ácido e adocicado.

 

Com formação em Matemática e especialização em Engenharia de Sistemas, Márcio Jório contou com a ajuda da Emater-DF para iniciar a produção de café, na Chapada de Contagem, região do Lago Oeste, no Distrito Federal.

Inicialmente, possuía 30 pés plantados no fundo do quintal para consumo próprio. Como não fazia adubação e não adotava nenhuma técnica de manejo, os pés acabaram morrendo com o tempo. “A partir daí, eu não conseguia mais tomar cafés vendidos nos mercados. Então nasceu o projeto de plantar café orgânico comercialmente”, conta Márcio.

 

A ajuda da Emater-DF foi importante para o desenvolvimento da produção. “A empresa me ajudou muito. Desde o início tive assistência técnica, já que minha área de conhecimento não tinha nada a ver com o plantio de uma espécie de fins comerciais”, explica.

 

Hoje, o produtor cultiva variedades como o Catuaí-rubi, Acaiá-cerrado e Iapar 59 em uma área de 1,5 hectares e tem marca própria para comercialização do café torrado em grãos, moído e, agora, em cápsulas.

 

Texto: Márcio Jório

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br