Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/01/17 às 16h42 - Atualizado em 29/10/18 às 11h39

DF avança na aquisição de alimentos para merenda escolar

 

Seis regionais de ensino receberão produtos de sete organizações de agricultores familiares

 

Abacate, maracujá, goiaba, banana, alface, morango, abobrinha, batata doce, brócolis, tomate, repolho e couve são apenas alguns dos 20 tipos de frutas e hortaliças que farão parte da alimentação dos alunos de seis regionais de ensino em 2017.

 

Escolas de São Sebastião, Recanto das Emas, Brazlândia, Núcleo Bandeirante, Santa Maria e Sobradinho receberão alimentos de sete organizações de agricultores familiares por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A chamada pública, firmada em dezembro de 2016, destinará mais de  R$ 6 milhões, beneficiando mais de 200 agricultores. Cada um poderá receber até R$ 20 mil por ano pelo PNAE.

 

Segundo o gerente do Escritório Especializado em Comercialização (Escom) da Emater-DF, Blaiton Carvalho, o programa levará em conta a sazonalidade dos produtos e um cronograma anual de entrega. “O grupo de trabalho formado pela Secretaria de Agricultura, Emater e Secretaria de Educação foi essencial para melhorias na chamada pública. Por meio da articulação e diálogo definimos um cronograma anual de entrega, levando em conta a sazonalidade dos produtos, aumento no número de regionais de ensino e associações de agricultores participantes”, conta.

 

Com o cronograma de entrega definido, técnicos das unidades locais da Emater poderão orientar os agricultores para o planejamento da produção, de forma a atenderem as demandas.

 

As associações que participarão do PNAE em 2017 são: Associação dos Produtores Rurais Novo Horizonte e Betinho (Aspronte), Associação dos Produtores de Hortigranjeiros do Distrito Federal (Asphor); Associação dos Produtores Rurais de Alexandre de Gusmão (Aspag), Cooperativa Mista dos Produtores da Agricultura Familiar de Buriti Alegre-GO (Compaf), Cooperativa de Agricultura Familiar Mista do Distrito Federal (Coopermista), Associação Mista dos Agricultores Familiares, Orgânicos e Produtores Rurais do Distrito Federal e Entorno (Mista) e Cooperativa Mista dos Agricultores e Agricultoras Familiares de Luziânia (Cooperluz).

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br