Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/08/15 às 11h00 - Atualizado em 29/10/18 às 11h34

Delícias à mesa

 

Um dos principais destaques da Festa do Morango, que acontece em Brazlândia na próxima semana (a partir da sexta-feira, dia 28), é o Concurso de Receitas com Morango, promovido pela Emater-DF. Em 2015, o certame chega à sua 11ª edição, com nove grupos concorrentes e novidades de dar água na boca. A primeira etapa, que reuniu os cinco primeiros grupos, foi realizada nesta terça-feira (18), na Faculdade de Gastronomia da Universidade Católica de Brasília (UCB), em Taguatinga Sul. Na próxima sexta-feira (21), os quatro demais concorrentes apresentam suas receitas.

 

Em cada fase, os grupos preparam os pratos, acompanhados de técnicas dos escritórios da Emater-DF em Brazlândia e Alexandre de Gusmão, e dos jurados, que fazem a degustação e dão dicas importantes aos concorrentes.

 

De acordo com a economista doméstica Luciana Xavier, da Emater – Brazlândia, neste ano, o concurso trouxe novidades. “Alguns participantes elaboraram receitas salgadas, o que prova que o morango também pode ser aproveitado em outras combinações e com resultados igualmente saborosos”, observou.

 

Os pratos são avaliados por um grupo de jurados, formado por estudantes dos cursos de gastronomia da UCB e do Instituto Federal de Brasília (IFB). Originalidade, criatividade, organização, higiene na manipulação, aparência e sabor são os itens julgados. A premiação ocorrerá durante a Festa do Morango, no próximo dia 30 (domingo).

Luciana acrescenta que, com o concurso, a Emater-DF divulga o morango, incentiva o consumo — o que aquece o mercado — e estimula a criatividade e organização dos moradores da área rural de Brazlândia, que participam da atividade. “A cada ano vemos receitas novas e diferentes. Esperamos que essas iniciativas saiam do concurso e ganhem o dia a dia dos agricultores, que valorizam sua produção com novas ideias”, conclui a extensionista da Emater-DF.

 

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br