Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/03/19 às 17h48 - Atualizado em 1/04/19 às 13h55

Curso da Emater de Gestão do Agronegócio ensina produtor a ‘profissionalizar’ o negócio

Produtores participam do curso Gestão do Agronegócio pelo programa Empreender e Inovar

 

Terminou nesta quarta-feira (27) o Curso de Gestão do Agronegócio para produtores rurais realizado pela Emater-DF no Centro de Capacitação e Comercialização da Agricultura Familiar (CCC). Com duração de três dias, a formação busca incentivar produtores e técnicos da Emater-DF a atuarem como empreendedores e a fazer uma gestão mais profissional do negócio.

 

O curso é o ponto de partida do programa Empreender e Inovar da Emater-DF, que fará um acompanhamento mensal dos inscritos pelos próximos seis meses, entregando ao final um diagnóstico do empreendimento. A partir desse documento, é elaborado um plano de gestão, e a duração do acompanhamento varia de caso a caso, sendo indicado um técnico da Emater-DF para acompanhar a atividade.

 

Durante o acompanhamento, os produtores são orientados sobre como fazer o levantamento dos custos, as anotações de entrada e saída de recursos, além de definirem a missão e a visão do seu negócio. Também são realizadas orientações sobre as questões legais e contábeis do empreendimento.

 

Para o coordenador do programa Empreender e Inovar, Frederico Neves, um dos diferenciais do atendimento da Emater-DF para os demais cursos de empreendedorismo do mercado é receber tanto quem possui Inscrição Estadual (IE), quanto CNPJ, além da experiência da empresa com o público rural.

 

“Muitas vezes o agricultor está começando e ainda não registrou CNPJ, mas pode ser atendido pelo Empreender e Inovar para que a gente ofereça o suporte necessário”, explica Neves. “Outro diferencial é ser oferecido gratuitamente, o que possibilita o acesso de agricultores familiares e de jovens rurais”, completa.

 

É o caso de Rafael Lisboa. O jovem de 19 anos planta abacaxi no Núcleo Rural Barra Alta, em Planaltina e se interessou pelo programa para auxiliar o pai no gerenciamento do negócio. “Estou aprendendo a fazer as anotações corretas, o lançamento dos preços de custo”, afirmou Lisboa. Antes do curso, Rafael não fazia esse controle. “Tenho aprendido muitas coisas que eu pretendo aplicar”, disse o jovem.

 

Para o agrônomo da Emater-DF Daniel Oliveira, que participou das primeiras turmas do Empreender e Inovar, o programa auxilia o produtor a nortear melhor o seu negócio e também possibilita uma visão diferenciada ao próprio técnico que acompanha o processo.

 

“Não adianta ter uma boa produção e não ter uma boa gestão, padronização, ou bons canais de comercialização. Então cada vez mais nós técnicos precisamos orientar para além da produção”, explica o agrônomo, que trouxe nessa edição um produtor iniciante de orgânicos. “Acredito que o programa tem melhorado a cada dia, trazendo conteúdos enriquecedores”, afirmou Oliveira.

 

Inscrição
Para se inscrever no programa Empreender e Inovar, o produtor rural interessado deve procurar a Emater-DF mais próxima de sua propriedade para ser acompanhado por um técnico da empresa. O programa inicia dois ciclos no ano, um em março e o outro em setembro, sempre a partir da participação no Curso de Gestão do Agronegócio.

 

 

Diândria Daia 
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br