Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/09/15 às 11h41 - Atualizado em 29/10/18 às 11h34

Cultivo de pimentão sob telado produz 80% mais

 

A XVII Semana do Pimentão começou nessa quarta-feira (2) com o Dia de Campo sobre Cultivo de Pimentão sob Telado. O evento foi realizado na chácara do produtor Olivan Lima Peres, no núcleo rural Taquara, que tem dois hectares destinados ao uso dessa tecnologia.

 

Segundo o gerente da Emater-DF na Taquara, Fabiano Carvalho, o cultivo sob telado produz até 80% mais que no campo aberto e com a mesma qualidade da produção em estufa. “O cultivo em telado é uma alternativa mais barata que a estufa, porém utilizado apenas no período da seca. Essa tecnologia diminui a incidência de luz e de ventos fortes e secos, criando um microclima favorável para a produção”, explica.

 

O evento teve como principal objetivo difundir os benefícios e resultados da tecnologia para técnicos e produtores de todo o DF. No total, o dia de campo teve a participação de cerca de 300 pessoas.

 

O presidente da Emater-DF, Argileu Martins, disse aos participantes que “atividades como essa são para fazer com que vocês se apropriem dessas tecnologias e as transformem em inovação. É a oportunidade de verem como otimizar o uso de pequenos espaços e da mão de obra, aumentando a produção e a renda”.

 

O produtor Olivan acredita que é importante atender às exigências do mercado, oferecendo frutos de qualidade. “Com o telado há menos perda que a céu aberto, além da durabilidade pós-colheita ser maior”, explica. O produtor vende o pimentão para a Cooperativa Agrícola de Planaltina (Cootaquara) e para um revendedor de Anápolis, que exporta para a Região Norte do País.

 

Estações

 

O Dia de Campo contou com nove estações em que foram apresentados novos híbridos e resultados de insumos utilizados na produção. Em uma das estações, a Emater-DF falou do manejo da irrigação e fertirrigação na cultura do pimentão, mostrando como fazer o uso mais racional da água e, ao mesmo tempo, obter melhores resultados.

 

Parceira no evento, a Embrapa Hortaliças apresentou algumas informações sobre Produção Integrada de Pimentão. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Ministério da Agricultura (Mapa) e da Embrapa Hortaliças, com apoio da Emater-DF, Secretaria de Agricultura, Cooperativas e produtores locais para elaboração e divulgação das Normas Técnicas Específicas para a Produção Integrada do Pimentão (NTEPIP). A Produção Integrada é um programa do Mapa que visa à produção de alimentos de alta qualidade mediante o uso de recursos naturais e de mecanismos reguladores para minimizar o uso de insumos e contaminantes pela integração de diferentes práticas de manejo, assegurando uma produção agrícola mais sustentável.

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br