Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/12/15 às 17h08 - Atualizado em 29/10/18 às 11h36

Cultivar para reintegrar

 

A Emater-DF entregou, nesta terça-feira (15), os certificados de participação no Curso Prático de Produção Agroecológica de Hortaliças para 29 adolescentes da Unidade de Internação de São Sebastião. O curso, de 40 horas, foi ministrado pela professora Roberta de Sousa Matos e pelo engenheiro agrônomo Rogério Lúcio Vianna, coordenador do Programa de Agricultura Urbana da Emater-DF.

 

A horta tem alface, rúcula, salsa, coentro, cebolinha, cenoura, rabanete e outras hortaliças, cultivadas sem insumos químicos. De acordo com Roberta, a ideia é aproveitar o espaço disponível para plantar mais produtos e até flores. “Com isso, a unidade ficará mais bonita e mais humanizada, contribuindo para melhorar o ambiente não só para os jovens mas também para os servidores”, acredita. A professora acrescentou ainda que a produção de alimentos é uma tarefa nobre e edificante. “Quando os rapazes percebem que estão produzindo vida, se sentem mais valorizados, o que pode facilitar a ressocialização deles”, observou.

 

O agrônomo Rogério Lúcio concorda que a participação no curso pode significar um novo passo na vida dos adolescentes. “Esperamos que esse certificado abra as portas para o convívio de vocês com a sociedade”, declarou. Rogério ressaltou ainda que Brasília possui muitos espaços que podem ser aproveitados com a produção de alimentos. “Nossa intenção é trabalhar para que iniciativas como essa sejam replicadas em vários locais”, concluiu.

 

Para o secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Aurélio Araújo, a experiência de São Sebastião pode ser levada para outras unidades de internação. “A produção de uma horta com alimentos saudáveis é algo diferente, que envolveu vocês de uma forma muito contagiante. Esse pode ser um exemplo para todo o Brasil”, ponderou.

 

O curso é fruto de um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A ideia é realizar o mesmo projeto em todas as unidades de internação do Distrito Federal. Atualmente, os adolescentes da unidade de Planaltina já estão participando do programa. Segundo Rogério, serão ministrados também cursos de boas práticas, plantas medicinais e comercialização.

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br