Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/08/16 às 11h04 - Atualizado em 29/10/18 às 11h38

Culinária promove socialização

 

A gastronomia é um dos aspectos que mais contribui para a socialização das comunidades. Pensando nisso, a Emater-DF realizou o 4º Concurso de Receitas da Semana de Integração Rural da Vargem Bonita. Ao todo, quinze participantes se dividiram apresentando pratos doces, salgados e saladas. A premiação ocorreu nesta quarta-feira (11), no escritório da empresa no Núcleo Hortícola Suburbano Vargem Bonita (região administrativa do Park Way).

 

De acordo com a técnica em agroindústria Janaína Dias, a Emater-DF aproveita o concurso para promover a alimentação saudável, a valorização da culinária popular e a integração entre os moradores das comunidades rurais. “Com o tempo, vamos orientando quanto ao valor nutricional dos alimentos, o que vai influenciando no modo das pessoas prepararem a comida. Muitas pessoas ficam distantes umas das outras em suas chácaras. Essas atividades são importantes para aproximar as famílias”, observa a extensionista. A agricultora Francisca de Assis vai além. “O importante não é ganhar o concurso. Gosto de participar porque aprendo novas receitas e faço amizades”, comemora.

 

Para avaliar as receitas, foram convidados empregados de outras unidades da Emater-DF. Os jurados analisaram a criatividade, valor nutricional, aparência e sabor. Galinhada com pequi, lasanha de berinjela, empada de frango (pratos salgados), pudim de cenoura, delícia de abacaxi, beijinho de mandioca (doces) e salada de manga e de pimentão (saladas) foram algumas das iguarias apresentadas. Os premiados receberam brindes oferecidos por comerciantes da Vargem Bonita.

 

Programação — A 7ª Semana de Integração Rural da Vargem Bonita se encerra neste sábado (13), com uma exposição agrícola apresentando os principais produtos da região, festival de comida japonesa e várias atividades. Desde o último sábado (6), várias atividades promovidas pela Emater-DF, em parceira com a Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira. Palestras e encontros técnicos sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), prevenção de incêndios, boas práticas em piscicultura e produção de hortaliças folhosas, além de mutirões de limpeza foram algumas das ações realizadas, que contaram com a participação de centenas de agricultores, trabalhadores rurais e moradores das regiões atendidas pelo escritório da empresa na Vargem Bonita.

Confira as receitas premiadas em cada categoria.

 

Salada de manga — Maria Aparecida de Jesus


duas mangas
um cheiro verde
uma salsa
dois pimentões coloridos
uma alface
uma cebola
uma cenoura
um limão
um agrião
um fio de azeite
orégano a gosto

 

Misture tudo e sirva.

 

Laranjinhas com creme — Juscelino Machado de Araújo


Ingredientes
laranjinhas – 8 unidades
uma colher de maisena
½ copo americano de leite condensado
o sumo das laranjinhas
um copo americano de leite

Modo de fazer
Misture os ingredientes até dissolver a maisena. Leve ao fogo até engrossar e recheie as laranjinhas.

Preparo para as laranjinhas
½ litro de água
um copo de açúcar

Tire o miolo das laranjinhas e reserve para o creme. Coloque a água e açúcar no fogo até dissolver o açúcar. Coloque as laranjinhas por dois minutos e recheie.

Rendimento: 8 unidades


Yakisoba — 
Júnia Hatsumy Uehara

Ingredientes
macarrão
carne bovina
peito de frango
brócolis
repolho verde
repolho roxo
cenoura
cebolinha
alho
cebola
sal
molhos: shoyo, hondashi e nirin

Modo de fazer
Tempere as carnes e reserve. Pique todas as verduras e legumes e reserve. Cozinhe o macarrão e reserve. Numa frigideira, frite as carnes junto com a cenoura e a cebola. Depois de refogado, acrescente o brócolis e o repolho.

 

Semana de Integração Rural – encerramento
Data: sábado (13/08)
Horário: a partir de 16h
Local: Associação Cultura e Esportiva Nipo-Brasileira (Núcleo Hortícula Suburbano Vargem Bonita, SMPW, área especial, entrada pela Quadra 17)
Programação: Exposição Agropecuária (16h), feira de artesanato e festival de comida japonesa (a partir de 17h)

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br