Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/06/16 às 11h31 - Atualizado em 29/10/18 às 11h38

Crédito para prosperar

 

Com projetos elaborados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), em 2016, mais de R$ 2 milhões em microcrédito do Prospera já foram aprovados para que agricultores familiares iniciem ou ampliem uma atividade produtiva.

 

Nesta segunda-feira (27), 20 produtores de Sobradinho, Pipiripau e Planaltina receberam cartas de crédito. Dentre eles, seis produtores do assentamento Contagem (Fercal), que juntamente com outros quatro, se planejam com o apoio da Emater para iniciar um arranjo produtivo local de banana prata anã. “O DF ainda é muito dependente da importação de frutas e vimos que a banana tem grande potencial econômico para nossa comunidade”, disse o produtor Fábio Luiz Valença.

 

Segundo o diretor executivo da Emater-DF, Rodrigo Marques, o Prospera é uma linha de microcrédito ideal para os agricultores familiares, seja para custeio ou investimento. “É de fácil acesso, com liberação do crédito em pouco tempo e retorno do investimento. O incentivo dado pelo governo retorna diretamente à sociedade com mais alimentos, emprego e renda”, diz.

 

Produtor de Planaltina, Carlos Lima Leite conseguiu sua própria terra para produzir graças ao Prospera. “Essa é a terceira vez que pego o Prospera. Quando peguei pela primeira vez, trabalhava em propriedade de amigos e construí seis estufas para pimentão. Com o acompanhamento técnico da Emater e o crédito agora tenho minha própria propriedade e cultivo orgânicos”, conta.

 

A facilidade de pagamento do microcrédito, com o retorno do investimento, também é destacado pelos produtores. “O último crédito que eu peguei era para terminar de pagar em 2019 e já quitei em fevereiro deste ano, graças ao trabalho acompanhado pela Emater”, contou o produtor Levi Silva Ramos.

 

No encontro para a entrega das cartas de crédito, a Secretaria do Trabalho apresentou o programa “Qualifica Mais Brasília”, voltado à qualificação profissional de trabalhadores e empreendedores. O objetivo é que os produtores também possam se qualificar para a gestão do empreendimento rural.

 

Prospera

 

O crédito é gerenciado pela Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh). A Emater-DF elabora os projetos com base na demanda dos produtores. Com a ação, o Governo de Brasília promove o desenvolvimento rural de forma sustentável e planejada.

 

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br