Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/09/16 às 15h47 - Atualizado em 29/10/18 às 11h39

Cooperativa investe na produção de flores no DF

 

Cooperativa com apenas sete anos de fundação e com mais de 35 cooperados, tem se destacado na produção e comercialização de aproximadamente 4,5 mil mudas de flores por mês

 

Nesta quinta-feira (22) é celebrada a chegada da primavera no hemisfério sul. Para comemorar o início da estação das flores, onde beleza é fundamental, uma cooperativa brasiliense investe na produção e comercialização de mudas. Dedicação e trabalho em equipe fazem a diferença para o sucesso da Cooperativa dos Produtores de Flores e Hortaliças (Multiflor).

 

Localizada em Planaltina, a 38 quilômetros de Brasília, a cooperativa com apenas sete anos de fundação e com mais de 35 cooperados, tem se destacado na produção e comercialização de aproximadamente 4,5 mil mudas de flores por mês.

 

A Multiflor trabalha em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) desde 2009, ano que foi fundada. Desde lá recebe auxilio e orientações para a produção de flores em vasos sem uso de agrotóxicos. Em sete anos de trabalho a cooperativa percebeu a necessidade de ampliar tanto no número de cooperados quanto à produção.

 

Flores com DAP

 

Para a diretora presidente da Multiflor, Alane Oliveira, a produção de flores além de embelezar o ambiente e agregar valores, potencializa a força da agricultura familiar. “Quando foi fundada, a empresa contava com 21 integrantes, sendo 15 mulheres dos Núcleos Rurais do Rio Preto e do São José, regiões administrativas de Planaltina. Hoje a cooperativa conta com 35 integrantes, sendo 76% produtores familiares que possuem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead)”, conta. “A DAP jurídica para a instituição foi uma conquista realizada dois anos depois que a empresa surgiu” acrescenta.

 

“Além de ter mais de 70% dos cooperados cadastrados pela DAP. Todos os produtores que cultivam flores produzem também hortaliças, que é verdadeiro sustento da família”, acrescenta Alane Oliveira.

 

Apoio técnico

 

O sucesso da Multiflor também está no acompanhamento técnico que recebe da Emater-DF. As 4,5 mil mudas mensais são comercializadas para os mais variados mercados de Brasília. Esse volume representa um lucro de aproximadamente de R$ 10 mil por mês.

 

Além de ter o aumento significativo nas vendas a cooperativa teve a ideia de poder trabalhar com outros produtos, como a produção de artigos com fibras naturais.

 

O coordenador do programa de floricultura e gerente de agronegócio da Emater-DF, Cleison Medas Duval, relata que, para potencializar a atividades dos agricultores familiares do DF e principalmente dos produtores de flores, este ano foi criado pela empresa o programa Associar e Coperar. O objetivo do programa é apoiar atividades voltadas para esse setor. “Esse projeto busca também apresentar um técnico em tempo integral para auxiliar no melhoramento da produção”, conta Cleison Duval.

 

Victor Michel

Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário

Assessoria de Comunicação

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br