Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/06/17 às 11h04 - Atualizado em 29/10/18 às 11h41

Cooperativa em Águas Lindas dá exemplo de gestão

 

Cooperativa gera 37 empregos diretos no Município de Aguas Lindas (GO), além da inclusão de produtores da região

 

Mundialmente comemorado no primeiro sábado do mês de julho, o Dia Internacional do Cooperativismo terá ações em todo o País. Em 2017 a temática central será a inclusão. Em busca de cooperativas empreendedoras, nesta sexta-feira (23), o presidente da Emater-DF e da Asbraer, Argileu Martins, visitou a Cooperativa Mista dos produtores da Agricultura Familiar (COMPAF) em Aguas Lindas.

 

Criada há seis anos, a entidade com mais de 400 associados, opera 1.200 contratos e distribui mais de 500 toneladas de produtos da agricultura familiar no Distrito Federal e na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (RIDE). São R$ 5 milhões de reais movimentados por ano. Com a ajuda da Emater-GO, os cooperados recebem orientações de novas técnicas de cultivo, na construção dos projetos e na captação de recursos.

 

O presidente da Asbraer e da Emater-DF, Argileu Martins, destaca que a Emater-DF têm um importante projeto na área de gestão para orientar os produtores. “A cooperativa organiza e coloca na mão do produtor o controle do processo produtivo, eliminando os atravessadores. A cooperação é um dos principais valores da Emater, pois significa colaborar para que todos alcancem os mesmos resultados”, destaca.

 

Martins lembra da importância de encontrar mercados para a agricultura familiar, pois existem mais de 2 milhões de estabelecimentos com produtores de baixa renda. “A extensão rural luta para encontrar mercados para incluir esse produtor. O entorno é uma região estratégica importante pois são mais de 2 milhões de pessoas, somados com a população de Brasília, temos 4 milhões”, explica

 

Com foco em hortifruti, a cooperativa gera 37 empregos diretos no Município de Aguas Lindas (GO), além da inclusão de produtores da região. A Compaf foi classificada, neste ano, por uma chamada pública da Secretaria de Educação do DF e entrega frutas e legumes para mais de 83 escolas do DF e do entorno por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

 

“Nossa meta é aumentar para 100 funcionários, pois vamos começar a empacotar as verduras e abrir um laticínio no próximo ano. Aos poucos conseguimos conquistar uma fatia importante do mercado e queremos colocar nossos produtos nas grandes redes do país”, comenta o diretor da cooperativa, Werlisglon Calacio.

 

De acordo com a OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras, atualmente, há mais de 6.800 cooperativas em nosso país. Desse total, mais de 3500 são cooperativas agropecuárias, de transporte e de crédito.

 

Texto: Assessoria de Comunicação da Asbraer

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br