Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/07/13 às 14h42 - Atualizado em 29/10/18 às 10h46

Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do Paranoá e Sistema Público da Agricultura debatem ações para área rural

 

Integrantes do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do Paranoá realizaram encontro com o secretário de Agricultura, Lúcio Valadão, e os presidentes da Emater, Marcelo Piccin e da Ceasa, Wilder Santos, na última sexta-feira (26), na região do Café Sem Troco (Paranoá), para debater as ações realizadas em prol da área rural.

 

O secretário de Agricultura destacou o esforço para que as políticas voltadas para a agricultura destaquem a atuação da sociedade civil organizada. “Temos um novo Fundo de Desenvolvimento Rural, que destina recursos, por meio dos Conselhos de Desenvolvimento Rural, para serem aplicados na infraestrutura da área rural. Isso é inédito”, ressaltou. “Temos a previsão de aplicar R$ 4 milhões. As demandas são apresentadas pelos Conselhos, que fazem o diálogo com as associações, na base, para definir as necessidades. Isso para nós é fundamental. É um avanço muito grande na relação com a sociedade e um reconhecimento da importância do papel dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento Rural”, disse.

 

Empossados em maio, a presidenta Rosângela Moraes e o secretário executivo do Conselho, Adherbal Vicentino, falaram sobre a importância das ações que priorizam a participação popular nas políticas executadas pela gestão Agnelo. “É importante que o governo crie espaço para que a população possa falar quais são as necessidades que tem. Com as novas regras do Fundo de Desenvolvimento Rural, propomos a construção de um local para a comercialização dos produtores do Paranoá”, disse Rosangela. “Logo depois da nossa eleição, chamamos as lideranças das associações para discutir a prioridade e foi decidido a construção do centro de comercialização”, explicou Vicentino.

 

Para o presidente da Ceasa, Wilder Santos a participação direta da sociedade civil também é o melhor caminho para promover o desenvolvimento. “É fundamental que os núcleos rurais se organizem, e os Conselhos são o melhor modo de dar voz às comunidades. Nós estamos à disposição para atender a todas as demandas que couberem à Ceasa-DF”, falou.

 

O presidente da Emater, parabenizou a nova diretoria do Conselho do Paranoá enfatizou o compromisso com o desenvolvimento rural “Parabenizo o Conselho e reforço o compormisso da Emater de tratar as questões na perspectiva de melhorar tanto a vida dos produtores e das produtoras quanto o nosso compromisso de governo de manter uma extensão de qualidade”, afirmou.

 

Regularização Fundiária

Também presente no encontro, o deputado distrital Joe Valle falou sobre o empenho que o Executivo e Legislativo locais têm desprendido para dar mais celeridade à regularização fundiária e o trabalho realizado para sensibilizar o judiciário e o Ministério Público para que o entendimento sobre a questão seja amplo e seguro. “No próximo sábado (3/8) vamos pegar juízes e promotores para darem uma volta na área rural para eles conhecerem. É importante que eles conheçam, para saber o que produzimos e saibam diferenciar com clareza quem é grileiro e quem faz a terra cumprir a função social”, revelou.

 

Joe Valle disse, ainda, que irá dipor 50% das emendas parlamentares a que tem direito aos Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentável, para que decidam quais as prioridades de investimento, a exemplo do que ocorre com o Fundo de Desenvolvimento Rural, na modalidade Social.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa – SEAGRI-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br