Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/05/18 às 13h12 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Conheça o que a Emater-DF preparou para o Espaço da Agricultura Familiar

 

Participantes da AgroBrasília 2018 poderão visitar os circuitos tecnológicos durante a feira que acontece entre os dias 15 a 19 de maio

 

A água é um bem essencial para a produção agropecuária, além de ser de inestimável importância para a população em geral. Diante disso, o Espaço da Agricultura Familiar, dentro da AgroBrasília 2018, terá como tema central o uso racional da água. Serão 13 circuitos tecnológicos montados em uma área de 48m² que demonstrarão, com tecnologias acessíveis para a agricultura familiar, como produzir alimentos usando a água de forma racional.

 

São mais de 40 assuntos distribuídos pelos circuitos da Agroecologia; Apicultura; Avicultura; Bovinocultura; Floricultura; Fruticultura; Gestão ambiental; Inovação e gestão rural; Olericultura; Pesquisa e tecnologia; Piscicultura; Saneamento rural e, nesta edição, a Suinocultura, que volta a compor a lista da área animal. No circuito da olericultura, por exemplo, veremos tecnologias para a redução da demanda de água na produção de hortaliças. Na área animal, será possível conhecer o tratamento de dejetos e efluentes das criações de suínos e bovinos.

 

Para os interessados na criação e processamento de tilápia, haverá a Cozinha Show, em parceria com o Sebrae. A oficina, será na tarde do dia 17, no espaço do Sebrae. Já aqueles que buscam conhecimento na produção de orgânicos, podem participar do dia de campo de Manejo de Solo e Água na agricultura orgânica, na terça-feira (15). Outros dois dias de campo serão realizados: na sexta-feira (18), o de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, em parceria com a Embrapa, Ministério da Agricultura e Coopa-DF, e no sábado (19), o de Novas Tendências para Floricultura e Paisagismo no DF e Ride.

 

“Nossa expectativa é receber mais de três mil agricultores familiares, falando do público que vem acompanhado pela Emater-DF para um atendimento direcionado. Fora isso, vem produtores individuais, pequenos e médios, estudantes, professores, técnicos do Entorno e até de estados mais distantes”, explica Névio Guimarães, coordenador geral do espaço.

 

O Espaço da Agricultura Familiar contará ainda com o Pavilhão das Organizações Sociais onde os participantes poderão encontrar artesanatos, produtos de agroindústrias e comidas típicas comercializadas pelas associações e organizações atendidas pela Emater-DF. As crianças que visitarem o local poderão participar da Toca do Tatu, espaço pedagógico direcionado ao público infantil.

 

No sábado, dia 19, a Ceasa-DF promoverá a campanha de arrecadação de mantimentos para o Banco de Alimentos. Para receber os alimentos não perecíveis – com exceção do sal – será montado um posto de coleta na entrada principal da AgroBrasília. O objetivo da campanha é promover o Programa de Coleta e Doação de Alimentos, para obter ainda mais arrecadações em benefício das instituições cadastradas. “Estamos presente em vários eventos com essa finalidade e vamos também levar a campanha para a AgroBrasília”, afirma Marcos Sampaio, engenheiro de alimentos da Ceasa-DF.

 

O Sistema Público da Agricultura terá um espaço institucional chamado de Casa da Agricultura que abrigará representantes das três instituições parceiras: Secretaria da Agricultura, Emater-DF e Ceasa-DF.

 

A AgroBrasília 2018 acontece nos dias 15 a 19 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci. Em sua 11ª edição, a Feira é consolidada como uma das maiores feiras de agronegócio do Brasil, possibilitando um amplo espaço de debates e diálogos, além de oportunidade de realização de negócios e intercâmbio de ideias. De olho na importância das inovações e em sua relevância para o agronegócio, a AgroBrasília 2018 terá como tema ‘A tecnologia digital em favor do agronegócio’.

 

Neste ano, serão 440 expositores. Em relação ao público visitante, estima-se que 100 mil pessoas passem pela Feira durante os cinco dias de evento, gerando um montante de R$ 850 milhões em volume de negócios.

 

Confira a seguir a programação: 

 

Programacao-materia

 

Serviço:

Espaço da Agricultura Familiar – AgroBrasília 2018

De 15 a 19 de maio, de 9h as 17h

Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, BR 251, km 05

 

Diândria Daia

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br