Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/10/17 às 11h15 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Conforto térmico na criação animal melhora produção e reprodução

 

Palestra apresentada pela Emater-DF na PecBrasília mostrou a importância do bem-estar animal

 

O clima da região Centro Oeste se caracteriza por temperaturas elevadas durante todo ano. Por isso, os criadores de animais devem se preocupar em proporcionar conforto térmico para manter bons níveis de produção e reprodução.

 

Segundo o médico veterinário da Emater-DF, Luiz Carlos Britto, “isso pode ser feito por meio de instalações adequadas, que sejam altas, frescas e bem ventiladas, e da disponibilização de sombras nas pastagens, de preferência com árvores e acesso fácil à água, por exemplo”. Além de dar as condições ambientais necessárias, o criador deve escolher raças mais adaptadas ao clima quente, como as zebuínas e seus cruzamentos, com pele escura e pelo claro.

 

Ao utilizar animais adequados, em um ambiente favorável, os animais não sofrerão estresse, causado pela sua tentativa de se adaptar ao ambiente. “Em um estado de bem-estar, eles estarão aptos a produzir e se reproduzir normalmente. Quando estão em estresse, os animais gastam parte da energia que seria destinada à produção e reprodução para manter-se em equilíbrio, ficando também predisposto a doenças”, explica Luiz Carlos. Sem os cuidados necessários, o custo de produção pode aumentar com o gasto extra com comida, tratamento de doenças e diminuição produção.

 

De acordo com experimento realizado pelo médico veterinário, as vacas lotadas em pasto com sobra (com bosque ou árvores dispersas) pastejaram 65% do tempo em que ficaram lá, diferentemente das que ficaram ao sol ou em pasto com uma única sombra.

 

Oportunidades

 

Além de proporcionar conforto aos animais, árvores no pasto podem contribuir para diversificação da renda na propriedade, com a produção de pequi, baru, amora, jaca e abacate, por exemplo.

 

Além disso, pode auxiliar o produtor a conseguir certificações e benefícios como o pagamento por serviços ambientais, crédito de carbono, ICMS Verde e produção certificada.

 

Outra vantagem propiciada pelas árvores no pasto é a distribuição espacial das fezes de forma mais homogênea, auxiliando na fertilidade do solo.

 

3ª Mostra Tecnológica da Pecuária do DF e Ride

 

A PecBrasília é uma mostra tecnológica da pecuária, realizada pela Associação dos Criadores de Zebu do Planalto – ACZP, Núcleo do Cavalo Quarto de Milha de Brasília – NQMB, Sindicato dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Distrito Federal – SINCCO/DF e apoio do Sistema de Agricultura do Distrito Federal (composto pela Emater-DF, Seagri-DF e Ceasa). A mostra tem como principal objetivo apoiar o setor agropecuário, por meio do incentivo ao incremento tecnológico e acesso a mercado dos seus produtos e serviços gerados.

 

O evento vai até domingo (29), na Granja do Torto.

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br