Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/12/18 às 15h43 - Atualizado em 3/12/18 às 15h50

Concurso incentiva produção de queijos artesanais

Com o objetivo de promover a produção de leite na região, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), por meio de sua unidade local em São Sebastião, realizou a primeira edição do Concurso de Queijo Artesanal – frescal e meia cura. A ação aconteceu na última quinta-feira (29), no Centro de Práticas Sustentáveis do Ibram, no Jardim Mangueiral. Os vencedores do concurso foram Francisco das Chagas Aragão, na categoria meia cura e Nilson Barbosa, na categoria frescal.

 

Convidado para ser um dos avaliadores, o professor Marcos Cerqueira, do curso de gastronomia da Universidade Católica de Brasília se comprometeu a fazer a análise microbiológica para todos os produtores participantes. “Todos os queijos apresentados estavam muito bons e já merecem ser premiados pelo fato de estarem aqui”, afirmou o professor. A realização da análise auxilia o registro do produto junto à Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova).

 

Além do professor Marcos Cerqueira, o júri foi composto pelos extensionistas da Emater-DF Paulo Álvares e Flávio Bonesso, ambos técnicos em agroindústria e orientadores de diversos cursos de queijos, Sérgio Orsi, médico-veterinário e assessor da direção, e Letícia Martinez, nutricionista. Representando a comunidade estava Eleandra Martins, presidente da Associação dos Amigos do Jardins Mangueiral e, pelo Ibram, o educador ambiental Luiz Gatto.

 

Cerca de 30 pessoas de diversas comunidades rurais como São Bartolomeu, Taboquinha, 1º de Julho, entre outras, prestigiaram o concurso e degustaram os queijos produzidos na região. Wagner Mesquita, do Setor Mansões Fazendárias, aprovou a iniciativa e sugeriu: “poderia ter também um júri popular, como em outros concursos”.

 

Planejamento

 

O concurso foi a ponta final de um projeto que teve início ainda em 2017, quando a unidade local planejou ações de incentivo à produção de leite da região. “Percebemos que alguns produtores estavam abandonando a produção e outros estavam entregando leite sem processamento, então criamos o concurso, na expectativa de agregar valor e qualidade à produção”, disse Ivan Castro, gerente da unidade local da Emater-DF em São Sebastião.

 

Ao total, 13 produtores se interessaram pelo projeto e receberam acompanhamento na higiene da ordenha, boas práticas de fabricação e processamento artesanal. Ao final do ciclo, cinco produtores levaram suas amostras de queijo artesanal para o concurso. Para o extensionista rural e zootecnista Heligleyson Vieira, alguns participantes ficaram receosos em serem avaliados em sua primeira produção. “Alguns não tiveram produção suficiente para queijo, outros não sabiam como ia acontecer e preferiram ficar de fora do concurso”, explicou o extensionista.

 

Conheça os vencedores do concurso:

Francisco das Chagas Aragão – queijo meia cura

Nilson Barbosa – queijo frescal

 

Demais participantes:

Gilda Cabral

Dayana Amorim

Vanilson Cândido

 

 

 

 

Diândria Daia 

Assessoria de Comunicação Social 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br