Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/08/18 às 14h47 - Atualizado em 29/10/18 às 14h53

Comunidade recebe equipamentos de combate a incêndios

 

Agricultores do assentamento Nova Camapuã receberam, nesta quinta-feira (23), equipamentos de combate a incêndios. Abafadores e bombas costais vão ajudar os habitantes da comunidade, localizada na zona rural de São Sebastião, a diminuir as ocorrências de fogos, que prejudicam não só as matas mas também as lavouras da região. A entrega foi feita por representantes da Emater-DF, Secretaria do Meio Ambiente e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 

De acordo com o presidente da Cooperativa Agrícola de Nova Camapuã, Joel Luz, os incêndios ocorrem todos os anos, nesta época de seca. “É comum perdermos a plantação e animais. Além disso, as cinzas que ficam no ar invadem as casas e trazem prejuízos à saúde, principalmente das crianças que sofrem com problemas respiratórios”, relatou. “Esses equipamentos vão ser úteis no combate ao fogo quando estiverem no início, evitando que o prejuízo seja maior”, completou Zânio Estácio, secretário da cooperativa.

 

Antes de receber os equipamentos, membros da comunidade participaram de um curso oferecido pelo Corpo de Bombeiros, onde tiveram noções de prevenção aos fogos. A demanda partiu da própria comunidade. No início de setembro, agricultores do núcleo rural Pipiripau (região administrativa de Planaltina) participarão da mesma oficina.

 

De acordo com a engenheira ambiental Anne Caroline Borges, da Emater-DF, a ação integra o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente do DF e que reúne 17 instituições. “Esperamos que a iniciativa do Nova Camapuã possa despertar o interesse de outras comunidades atendidas pela Emater-DF”, observou.

 

O assentamento Nova Camapuã possui 19 famílias. A comunidade produz hortaliças, que são comercializadas principalmente nas feiras de São Sebastião.

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br