Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/02/17 às 8h34 - Atualizado em 29/10/18 às 11h40

Comunidade do Buriti Vermelho recebe mutirão de reflorestamento

 

Emater-DF promove atividade em córrego que abastece propriedades da agricultura familiar na região rural do Paranoá

 

A Emater-DF promove, na próxima sexta-feira (17), um mutirão para recuperar a mata ciliar do córrego Buriti Vermelho, no núcleo rural de mesmo nome, na região administrativa do Paranoá. Com apoio dos técnicos da empresa, moradores da comunidade deverão plantar quatro mil mudas de espécies nativas do Cerrado para recompor as áreas de proteção do ribeirão e, com isso, garantir a segurança hídrica da região.

 

De acordo com o gerente do escritório da Emater-DF no núcleo rural Jardim, Rafael Ventorim, desde 2015, a empresa realiza ações junto à comunidade no sentido de prevenir a falta de água. “Naquela época, estudos da Embrapa apontaram que a região poderia sofrer com poucas chuvas. Decidimos nos antecipar e promovemos várias oficinas e reuniões para debater o tema. Os próprios agricultores, então, concordaram que seria importante realizar o reflorestamento em volta do córrego”, conta o engenheiro agrônomo.

 

O plantio de mudas — fornecidas por meio do programa Reflorestar, da Secretaria de Agricultura — começou em dezembro de 2016, quando as chuvas se intensificaram.

 

O núcleo rural Buriti Vermelho abriga 42 propriedades de agricultores familiares — das quais 32 captam água do córrego, por meio de um canal de irrigação coberto. A principal atividade econômica da região é a produção de hortaliças. Nas próximas semanas, a Emater-DF promoverá ações semelhantes no núcleo rural Jardim.

 

Serviço
Mutirão de Reflorestamento – Córrego Buriti Vermelho
Data: 17/02 (sexta-feira)
Hora: 8h30
Local: Núcleo Rural Buriti Vermelho (RA Paranoá)

 

Mais informações
Emater-DF – Jardim: (61) 3501-1994

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br