Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/11/12 às 9h16 - Atualizado em 29/10/18 às 10h44

Comunidade da Taquara faz lixo virar dinheiro

Lixo que vira dinheiro: moradores do núcleo rural Taquara, em Planaltina-DF, transformaram metros de plásticos pretos de estufas que teriam o lixo como destino final em R$ 2,500 mil. Com o recurso eles organizaram para os estudantes do Centro de Ensino Taquara a VII Campanha de Combate ao Lixo e Saúde Ambiental.

 

Há mais de sete anos a agrovila da Taquara era vista como um local sujo, em todos os extremos a concentração do lixo era evidente. Mas desde que a campanha começou, com apoio da Emater-DF, Secretaria de Agricultura, Prefeitura Comunitária e outros parceiros, os moradores têm se conscientizado e procurado dar a destinação correta para o material.

 

A prefeita comunitária, Jane Batista, destaca que agora todos os moradores esperam ansiosamente a campanha porque é sempre um marco para o local. “Todos os anos trazemos vários temas este foi a Coleta Seletiva porque temos capacidade, tanto quanto na área urbana, de separar o material, e aproveitamos. Este ano mostramos para a comunidade que o lixo gera dinheiro. Com isso eles se sentem motivados a participar das campanhas”, explica Jane.

 

A ação é organizada pela Prefeitura Comunitária da Taquara junto a unidade local da Emater-DF e a parceria levou para a comunidade temas como reciclagem de pneus, papel reciclado, vassoura pet, compostagem, além de mutirão de limpeza, exposição de trabalhos com material reciclado e a apresentação do diagnóstico de Boas Práticas Agrícolas da região.

 

Atividades — A programação da camanha neste ano contou com palestras, apresentação de teatro, visitas educativas nas casas e o mutirão de limpeza — realizado pelo SLU —, dentre outras atividades. Um dos destaques foi a mostra de trabalhos escolares com material reciclado. Oficinas de reciclagem de pneus e papel reciclado também chamaram a atenção dos estudantes e da comunidade.

 

O núcleo rural Taquara fica a 15km de Planaltina. A agrovila possui cerca de 5 mil habitantes e a região se destaca pela produção de hortaliças, onde a produtividade de pimentão é uma das mais altas do país.

 

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br