Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/02/18 às 16h20 - Atualizado em 29/10/18 às 11h43

Competição de Cultivares de Soja abre preparativos para AgroBrasília 2018

 

A próxima edição da AgroBrasília acontece de 15 a 19 de maio de 2018

 

A Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) realizou nessa sexta-feira (16) o dia de campo de Competição de Cultivares de Soja. Cerca de 350 pessoas participaram do tradicional evento, que marca os preparativos para uma das maiores feiras de agronegócio do Centro-Oeste, a Feira Internacional dos Cerrados – AgroBrasília. Este ano, 18 empresas participaram da competição com 67 materiais cultivados, em um espaço de mil metros quadrados por material, sendo 51 cultivares de soja IPRO e 16 cultivares de soja RR.

 

Para o presidente da Emater-DF Roberto Guimarães, a competição foi um sucesso. “Acredito que alcançamos o objetivo de levar o produtor a conhecer as cultivares disponíveis no mercado e apresentar algumas alternativas para viabilizar a produção da soja”, disse o presidente.

 

A Emater-DF participa do processo como uma instituição isenta que acompanha a competição desde o plantio até o momento da apresentação dos resultados, para garantir, junto com a cooperativa, as mesmas condições de produção para todos os participantes. “A Emater-DF tem o maior interesse em ter sementes testadas e validadas para a nossa região”, afirmou Roberto.

 

Para o responsável pela cadeia produtiva de grãos da Emater-DF, Marconi Borges, é de grande importância que os produtores passem a adotar práticas que aumentem a infiltração de água no solo, com vistas a aumentar progressivamente a disponibilidade hídrica na região. “Além do replanejamento da propriedade e do manejo de irrigação, é possível adotar práticas como terraceamento, descompactação de solos e plantio direto, entre outras, como forma de contribuir com a disponibilidade de água”, disse Marconi durante o evento.

 

A Competição de Cultivares de Soja é uma oportunidade para que os produtores rurais da região possam conhecer as principais cultivares disponíveis no mercado e observar in-loco quais melhores se adaptam ao clima e solo da região onde ele produz. Para essa observação, todas as cultivares foram plantadas na mesma época e receberam, rigorosamente, o mesmo tratamento e cuidados com adubação e aplicação de defensivos.

 

Cultivares Soja2

Cultivares Soja3

 

Diândria Daia

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Com informações da Coopa-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br