Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/03/18 às 11h16 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Como produzir economizando água

 

Extensionistas da Emater-DF apresentam experiências de sucesso na área rural durante o Fórum Mundial da Água

 

Uma economia de água equivalente a 27 piscinas olímpicas por mês: esse foi o resultado alcançado em algumas propriedades do núcleo rural Rio Preto (região administrativa de Planaltina), ao adotarem o manejo mais adequado da irrigação. A experiência foi apresentada nesta quarta-feira (21), durante o 8º Fórum Mundial da Água, pelos engenheiros agrônomos Felipe Camargo e Márcio Machado, extensionistas da Emater-DF.

 

Segundo Márcio, após um diagnóstico em algumas chácaras da região, os técnicos perceberam que havia um consumo excessivo de água. “Alguns produtores irrigavam diariamente durante uma hora, o que não é necessário”, apontou. O extensionista demonstrou como funciona o irrigas — um sensor da quantidade de água no solo, desenvolvido pela Embrapa, que indica a necessidade ou não de irrigação.

 

Fórum da Água — O 8º Fórum Mundial da Água foi criado para estabelecer compromissos políticos sobre os recursos hídricos. Em Brasília, ele é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo Governo de Brasília e pelo Ministério do Meio Ambiente. Durante o evento, que termina na próxima sexta-feira (23), o Sistema Público da Agricultura — composto pela Secretaria de Agricultura, Emater-DF e Ceasa-DF —, participa mostrando as experiências de sucesso que têm contribuído para a sustentabilidade da atividade agropecuária na capital do país.

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br