Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/11/19 às 14h41 - Atualizado em 22/11/19 às 14h41

Comitiva de Uganda visita Emater-DF para conhecer experiência de produtores com o Pnae

Comitiva de Uganda visitou propriedade rural de agricultor familiar em Rio Preto, região de Planaltina

 

Uma comitiva com integrantes do governo da Uganda conferiu de perto como funciona o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) no Distrito Federal, com foco na venda da agricultura familiar para o programa. A visita foi organizada nesta quinta-feira (21) pelo Programa Mundial de Alimentação (PMA) em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

 

A delegação africana esteve no núcleo rural Rio Preto, região de Planaltina. No local, o assessor da área Internacional da Emater-DF, Luiz Rocha, e a gerente do escritório local, Amanda Venturim, acompanharam o grupo, que conheceu a região, um pouco mais sobre o apoio do governo do Distrito Federal e da Emater-DF aos agricultores e tudo sobre o fornecimento de alimentos dos agricultores para o Pnae.

 

Emater-DF acompanha visita de comitiva com integrantes do Chile e do Panamá na Taquara

Embaixadora de El Salvador visita Emater para conhecer tecnologias e trabalho da empresa

Agricultura familiar passa a entregar produtos em todas as escolas públicas do DF

Emater-DF discute parceria com Chile para incentivar exportação de produtos locais

 

Além do escritório da Emater-DF, a comitiva passou por uma propriedade que fornece alimentos para o Pnae, pela escola do Rio Preto que recebe parte dos produtos e pela Cooperativa Mista, formada por produtores locais para escoar a produção. O fim do encontro foi na sede da Emater-DF, onde o grupo foi recebido pelo diretor-executivo da empresa, Antonio Dantas, que explicou todo o trabalho da Emater, por meio dos extensionistas, junto aos pouco mais de 11 mil produtores do DF, enfatizando a importância do trabalho de extensão realizado pela empresa. 

 

Na sede da empresa, o grupo foi recebido pelo diretor-executivo, Antonio Dantas

 

Apontado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) como exemplo de sucesso na área de alimentação escolar, o Pnae serve como base para a implantação de programas similares em vários países do mundo.

 

Nos últimos anos, o Pnae tornou-se uma efetiva política pública de educação alimentar. Por meio do programa, pelo menos 30% dos recursos repassados pelo FNDE no âmbito do Pnae devem ser utilizados na compra direta de alimentos da agricultura familiar. 

 

Em Brasília, cerca de 60% das frutas e hortaliças dos cardápios escolares vêm da agricultura familiar. Pelo menos 946 agricultores participam do Programa de Alimentação Escolar do DF, com quase 3,8 mil pessoas diretamente envolvidas.

 

Os ministros da Educação, da Agricultura, do Governo Local e o de Estado para Assuntos de Karamoja (região de Uganda), bem como representantes dos ministérios de Finanças e da Fazenda, fizeram parte da comitiva. Um integrante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação (FAO) também participou do encontro.

 

A delegação ouviu atenta cada explicação dada pelo agricultor e pelos extensionistas da Emater-DF

 

Parcerias internacionais

Neste ano, a Emater-DF, Secretaria de Agricultura e a empresa nipo-brasileira Campo conversaram sobre um acordo de cooperação técnica entre as três entidades. O objetivo é garantir a segurança alimentar de populações mais vulneráveis em países africanos e latino-americanos. A ideia é aproveitar a qualificação especializada dos técnicos da Emater-DF. 

 

No mês de maio, a direção da empresa também recebeu a embaixadora da República de El Salvador em Brasília, Diana Marcela Vanegas Hernández. Soluções no saneamento rural, tecnologias adotadas para irrigação, questões sobre produtividade e qualidade dos alimentos, bem como o empoderamento da mulher do campo, foram alguns dos temas abordados. 

 

A embaixadora convidou a Emater para ser parceira do país em acordo de cooperação bilateral para troca de experiências no âmbito da agricultura familiar e segurança alimentar, áreas em que a empresa brasileira tem atuado com sua expertise. 

 

Também no mês de maio, uma caravana de embaixadores africanos e convidados visitou o espaço da agricultura familiar, na AgroBrasília, em que a Emater-DF apresentou tecnologias de baixo custo adaptadas à agricultura familiar.

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br