Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/03/15 às 15h56 - Atualizado em 29/10/18 às 11h23

Começa o Curso Internacional sobre Produção Sustentável de Hortaliças

 

Começou nesta segunda-feira (2) o Curso Internacional sobre Produção Sustentável de Hortaliças, integrante do Programa de Treinamento para Terceiros Países (TCTP Hortaliças). O curso acontece até 20 de março e reúne 19 alunos de países africanos e cinco participantes brasileiros – técnicos e pesquisadores de outras Unidades e de instituições parceiras da Embrapa.

 

O conteúdo programático inclui tópicos como sustentabilidade na produção de hortaliças; sistemas de irrigação e manejo de água; produção de sementes e mudas; fitossanidade (pragas e doenças); pós-colheita e comercialização de hortaliças. A expectativa é que ao final da capacitação, os participantes possam atuar como multiplicadores, em suas localidades de origem, das práticas de manejo de produção sustentável de hortaliças com o objetivo de reforçar ações relacionadas à segurança alimentar da população.

 

Além do conteúdo programático, os alunos participarão de visitas técnicas a produtores e a locais de comercialização de hortaliças, a agroindústrias e a campos de produção de sementes e mudas. A Emater-DF é parceira do evento com a articulação das visitas a campo.

 

TCTP HORTALIÇAS

 

Iniciado em 1994, e em sua terceira edição após a introdução do conceito de sustentabilidade a partir de 2012, o TCTP envolve ações compartilhadas entre a Embrapa Hortaliças, a Agência Japonesa de Cooperação (JICA) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC). O foco dado aos países africanos de língua portuguesa tem a ver com a maior facilidade à absorção de conhecimentos, segundo o pesquisador Warley Nascimento, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia e presidente do TCTP Hortaliças, que aponta ainda a semelhança das condições edafoclimáticas entre o Brasil e esses países como facilitadora para a transferência e adaptação de tecnologias. “As similaridades de clima e solo entre o nosso pequeno produtor e o africano permitem que as tecnologias desenvolvidas para a produção sustentável de hortaliças tenham maiores chances de adaptação”, avalia.

 

Fonte: Embrapa Hortaliças

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br