Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/09/14 às 11h45 - Atualizado em 29/10/18 às 11h21

Começa a tradicional Festa do Morango

 

A 19ª edição da Festa do Morango começou na sexta feira (29/08) na Sede da Associação Rural e Cultural Alexandre Gusmão (Arcag). Até o próximo final de semana, haverá apresentações musicais, palestras, parque de diversões, exposições agrícolas e muitas delícias feitas com morango.

 

Na Casa Rural, localizada dentro da Morangolândia, a Emater-DF tem espaço com artesanato e produtos de agroindústrias de todo o DF. Helvécio Soares Brasileiro e sua esposa Girlênia Costa Brasileiro expuseram pela primeira vez seus iogurtes artesanais. “Conseguimos o registro recentemente e esse evento servirá para divulgar nosso produto”, disse Helvécio.

 

A 1ª Florabraz, exposição e comercialização de flores e plantas ornamentais, foi um dos destaques do último final de semana. Pela primeira vez, produtores da região e de outras partes do DF participaram do evento. O gerente da Emater-DF em Alexandre de Gusmão, Hélio Lopes, conta que foi iniciado um trabalho com um grupo de produtoras da região e a exposição contribui para conhecerem outros agricultores do DF e divulgarem seus produtos. “Pretendemos incluir essa exposição também nas próximas edições”, disse.

 

Para o coordenador de Operações da Emater, Roberto Guimarães, que representou o presidente Marcelo Piccin no evento, a Festa é fruto do alto nível de organização comunitária da região. “Também temos que reconhecer o empenho dos técnicos da Emater de Ceilândia, Brazlândia e Alexandre de Gusmão na organização em conjunto com a Associação”, falou.

 

O subsecretário de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Agricultura, José Nilton Campelo, representando o secretário de Agricultura, Lúcio Valadão, falou sobre a importância do morango para o desenvolvimento da região. “Hoje, Brazlândia se destaca com uma das maiores produtividades do Brasil. Sendo a maioria da produção vinda da agricultura familiar, que tem o apoio da Emater, Secretaria de Agricultura e da administração regional”, disse.

 

Exposição agrícola – Simultaneamente à Festa do Morango, acontecerá a 25ª Exposição Agrícola de Brazlândia. A abertura será às 19h do dia 5 de setembro (sexta-feira). Os principais produtos da região serão avaliados em diversos requisitos e os ganhadores, premiados.

 

SERVIÇO:

Festa do Morango de Brasília

Sede da Associação Rural e Cultural Alexandre Gusmão – ARCAG

Localização – km 27 da DF-180, estrada que liga Taguatinga a Brazlândia.

Dias: 29 a 31 de agosto e de 5 a 7 de setembro

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br