Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/09/19 às 9h56 - Atualizado em 23/09/19 às 16h45

Com oficinas e workshops, FestFlor 2019 termina neste domingo; veja programação

 

Imagens da FestFlor 2019, que acaba neste domingo, no Parque da Cidade

 

Este domingo é a última oportunidade de o público visitar a FestFlor, maior feira de negócios de flores e plantas ornamentais do Centro-Oeste. O evento, que acontece no Pavilhão do Parque da Cidade e tem entrada gratuita, termina neste domingo (22). Na programação, há sete oficinas e workshops previstos – de ¨Cultivo de Orquídea” a “Horta Urbana – Soluções para Casa, Apartamentos e Jardins” (veja programação completa ao final).

 

Floricultores usam tecnologia para vencer crise hídrica e aumentar produtividade
Empresário conta como descobriu potencial online do mercado de flores

 

Na feira, 200 estandes oferecem os mais variados tipos de produtos e serviços ligados à cadeia da floricultura. É possível comprar, por exemplo, sementes, flores, mudas de árvores, arranjos florais, serviços de decoração de festas ou ambientes, insumos para plantio e ferramentas. Também há demonstrações de técnicas de produção agrícola, como a aquaponia (cultivo de hortaliça aliado à piscicultura), e culinárias, ambas no espaço DF Rural – Saberes, Cores e Sabores, da Emater-DF.

 

Sistema de aquaponia, que alia a produção de peixes com cultivo de hortaliças

 

O mercado de flores, plantas ornamentais e serviços ligados à cadeia produtiva movimentou mais de R$ 10 bilhões no país no ano passado, de acordo com dados do Sebrae. No Distrito Federal, o mercado teve uma receita de R$ 213 milhões no ano passado, ocupando cerca de 3 mil pessoas, diz a coordenadora de Floricultura da Emater-DF, Loislene Trindade. Segundo ela, 139 agricultores do Distrito Federal vivem hoje exclusivamente da produção de flores e plantas ornamentais.

 

Para a Emater-DF, a cadeia da floricultura é uma das áreas com grande potencial de crescimento. Para incrementar a cadeia produtiva, a Emater tem mantido diálogos com diversos órgãos da administração pública para que façam compras de flores e plantas ornamentais de produtores da capital, gerando renda e empregos no DF. Também está negociando um acordo de cooperação com o Chile, para capacitação de pessoal e troca de experiências. Por fim, os extensionistas da empresa seguem prestando assistência a todos os produtores, para aprimoramento de gestão e cultivo.

 

Flores em um dos estandes da FestFlor, que chega ao final neste domingo

 

“Esse é um segmento que ainda tem muito a crescer e, a depender da Emater-DF, pode virar uma área de referência no que diz respeito à geração de renda, emprego e valor agregado à agricultura do Distrito Federal”, diz a presidente da empresa, Denise Fonseca. “Temos condições de ampliar a produção e de escoá-la, inclusive para o exterior, por meio do Aeroporto JK.”

 

VEJA A PROGRAMAÇÃO DESTE DOMINGO, ÚLTIMO DIA DA FESTFLOR

 

 

==> 22 de Setembro (domingo)

 

– Workshop de Floricultura

10h – Credenciamento

11h às 12h30 – Arquitetura na Decoração de Eventos

Palestrante: Tais Puntel

12h30 – Almoço

14h às 16h30 – Arranjos Florais Suspensos

Palestrante: Paulo Yoshida

16h30 – Encerramento

 

– Espaço Tulipa

11h – “Arranjos Florais”

Ministrante: Igor Lima – Design Floral

14h – “Orquídeas – Manejo de Doenças e Adubação”

Ministrante: André Marques – Orquidário Colorado

16h – “Suculentas – Doenças e Modo de Prevenção”

Ministrante: Carla Camargo – Casa Verde

 

– Espaço Angélica

11h – “Mesa Posta: Planejando a Arte de Receber”

Ministrante: Lorene Neves – Aurora Decor

14h30 – “Horta Urbana – Soluções para Casa, Apartamentos e Jardins”

Ministrante: Bruno Summá

 

– Eventos gratuitos do dia 22 (Palco)

12h – Oficina Demonstrativa de Arranjos Corporativos, com Batista Reis

17h – Desfile-show, com Carlos Weiss e Juliana Hammes

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br