Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/09/14 às 15h35 - Atualizado em 29/10/18 às 11h21

Circuito turístico apresenta produção da Rajadinha

 

A simpatia e acolhimento das famílias da colônia agrícola Rajadinha I (Planaltina-DF) surpreendeu os visitantes do Circuito Turístico, lançado nesse final de semana (20 e 21) com a Feira da Colônia. A história de cada produtor e as formas de cultivo foram apresentadas pelas próprias famílias aos visitantes, que saíram da vida agitada da cidade, buscando o descanso e lazer na área rural.

 

Organizado pela unidade local da Emater-DF de Planaltina, o circuito objetiva integrar o turismo rural com os arranjos produtivos da agricultura familiar, oferecendo uma opção de lazer para os brasilienses e fortalecendo a economia rural.

 

Além de oficinas educativas, visitas às propriedades, e apresentações culturais de catira e viola caipira, o evento contou com exposição de flores e plantas ornamentais, pássaros exóticos, artesanato e produtos orgânicos dos agricultores que fazem parte do circuito turístico.

 

Antônio Jacó e Carla Andréia Silva adoram passar um tempo no campo e decidiram conhecer o circuito no último sábado (20). “Adoramos o campo e nesse passeio adorei a propriedade do senhor Custódio, pois ele nos cativou”, falou Carla. “É um lugar tão próximo da cidade e não conhecíamos. É importante saber o que temos na região”, disse Antônio.

 

Segundo o coordenador de operações na Emater-DF, Roberto Carneiro, que representou o presidente Marcelo Piccin no lançamento, a atividade corrobora com cinco diretrizes de trabalho da empresa. “A agroecologia, a adequação e gestão ambiental, a qualidade dos alimentos, a organização dos agricultores e a geração de renda estão presentes nessa atividade. É um trabalho conjunto entre a Emater e agricultores que tende a dar certo”, falou.

 

Representando o secretário de Agricultura, o subsecretário de Desenvolvimento Rural, José Nilton Campelo, disse que demandas de infraestrutura, educação e geração de renda da comunidade estão encaminhadas e contribuirão para dar qualidade de vida para quem vive no local.

 

Para a presidente interina da Associação de Desenvolvimento Rural da Rajadinha I, Lázara Brasileiro, a região tem riquezas que devem ser compartilhadas. “O circuito é um sonho que tínhamos para que as pessoas possam conhecer nossas riquezas”, disse.

 

Também estiveram presentes no lançamento do circuito o administrador de Planaltina, Wellington de Mesquita e o gerente da agência central do BRB de Planaltina, Valmir Carlos Pinto.

 

Visitas – Segundo a turismóloga da Emater-DF, Zaida Regina da Silva, a Feira da Colônia, com exposição dos produtos regionais, acontecerá pelo menos uma vez por ano no Sítio Florida. Já o Circuito funciona durante todo o ano, podendo as visitas serem agendadas junto aos produtores participantes.

 

Informações

Emater-DF: 3389-1861 e 3388-1915

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br