Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/07/16 às 16h47 - Atualizado em 29/10/18 às 11h38

Está chegando a Semana do Pimentão

 

Verde, amarelo, vermelho e até mesmo roxo e bege. O pimentão é uma das hortaliças que colaboram para dar ao prato um visual colorido, sem deixar de lado seu papel como fonte de vitaminas e nutrientes. No Distrito Federal, os núcleos rurais Taquara e Pipiripau são referência no cultivo de pimentão. Devido ao investimento em tecnologia, a produtividade pode chegar a 120 toneladas por hectare em estufa e a 60 em campo aberto. Segundo o Censo Agropecuário de 2006, do IBGE, o DF ocupa a segunda posição entre os 1.093 municípios que produzem acima de uma tonelada por ano.

 

Para valorizar os agricultores da região e promover o aprimoramento do cultivo, no período de 3 a 6 de agosto será realizada XVIII Semana do Pimentão, no núcleo rural Taquara. Além de palestras técnicas, o evento terá exame toxicológico e de pele, campanha para coleta de embalagens de agrotóxicos, cavalgada, mostra agrícola e degustação de pratos feitos com pimentão.

 

No núcleo rural, são cerca de 100 produtores entre proprietários, parceiros e meeiros que cultivam a hortaliça, responsável por gerar aproximadamente 400 empregos diretos e indiretos. Na safra 2015/2016 , a expectativa é que a cultura  movimente  R$ 30 milhões em todo o DF, sendo R$ 13 milhões na região da Taquara.

 

O sucesso do cultivo na região se deve à organização dos produtores, por meio da Cooperativa Agrícola de Planaltina (Cootaquara), e à assistência técnica contínua da Emater-DF, que promoveu o uso de tecnologias e o acesso a políticas públicas de estímulo ao setor. O gerente da Emater-DF no núcleo rural Taquara, Fabiano Carvalho, conta que “o sucesso dos produtores da região se deve à disponibilidade de crédito rural e à apropriação das tecnologias de cultivo protegido, como estufas e telados, fertirrigação, enxertia e o manejo da cultura”.

 

Na Semana do Pimentão, os produtores tem a oportunidade de se atualizarem quanto as novas tecnologias disponíveis e se capacitarem para o manejo de pragas e doenças. O evento é realizado pela Cootaquara, Emater-DF, Ceasa, Administração Regional de Planaltina e Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri).

 

Confira a programação e como chegar:

semana do_pimentao.programacao_menor

semana do_pimentao_mapa_menor

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Foto: MDA

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br