Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/05/16 às 15h23 - Atualizado em 29/10/18 às 11h37

Cerrado oferece alimentação saudável e nutritiva

 

Com a proximidade do inverno, o caldo é uma boa opção para acompanhamento nas noites frias de Brasília. Se a iguaria for feita com um ingrediente do cerrado, melhor ainda, já que valoriza a cultura gastronômica da região. Pensando nisso, a equipe do Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer) da Emater-DF preparou uma receita de caldo verde de taioba, que foi apresentada em uma oficina para cerca de 20 pessoas no Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (Evaf) durante a AgroBrasília, na manhã desta quinta-feira (12).

 

De acordo com o técnico em agroindústria Bruno Araújo, do Centrer, a taioba é uma hortaliça nativa do cerrado e muito comum em quintais, campos e beiras de estrada. “A maioria das pessoas não conhece o valor nutricional desta planta, que é rica em ferro, cálcio, potássio e magnésio”, explicou. Bruno, que ministrou a oficina, acrescentou que, quanto mais verde escura for a hortaliça, mais ferro ela terá.

 

A gerente do Centrer, Sandra Cristina de Sousa, informou que em breve a unidade vai deixar as instalações em Planaltina e passará a ocupar um espaço maior e mais moderno no Centro de Capacitação e Comercialização (CCC) da Ceasa. “Continuaremos oferecendo cursos e oficinas, tanto para o público rural como a população urbana, sempre com foco na alimentação saudável, nutritiva e segura”, ressaltou.

 

Caldo verde de taioba


Ingredientes
5 folhas de taioba cortadas bem fininhas
300g de mandioca cozida
1 cubo de caldo de legumes
2 dentes de alho amassados
1 cebola média picada
3 litros de água
2 xícaras de bacon cortado ou linguiça calabresa cortados em cubos
cebolinha, pimenta do reino e sal a gosto

 

Modo de fazer
Bata no liquidificador 2 litros de água, a mandioca cozida, o caldo de legumes, duas folhas de taioba e reserve.
Em uma panela, frite o bacon ou a calabresa, acrescente a cebola, o alho e doure. Em seguida, junte o caldo que bateu no liquidificador e deixe cozinhar por aproximadamente dez minutos. Acrescente o restante da taioba cortada em tirinhas, a cebolinha, a pimento do reino e o sal. Deixe cozinhar por mais três minutos. Sirva quente.

 

Acompanhamento: pão ou torradas.

Centrer: (61) 3467-6318

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br