Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/11/18 às 11h13 - Atualizado em 29/11/18 às 11h17

Cerca de 500 mulheres rurais se reúnem no VI Encontro Distrital

Na quarta-feira (28), o VI Encontro Distrital de Mulheres Rurais reuniu cerca de 500 participantes no Millennium Convention Center, no clube Ascade. Além de atividades culturais e momentos de integração e lazer, o encontro abordou temas como educação ambiental, saúde, bem-estar, alimentação saudável, desenvolvimento e geração de renda. 

 

O Distrito Federal possui diversificada produção agropecuária com grande presença das mulheres em atividades que agregam valor à produção, como na agroindústria e turismo rural. Elas estão presentes em 34% dos atendimentos realizados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural. Entre as agroindústrias registradas no DF, 40% são de mulheres, que estão também em 54% dos estabelecimentos de turismo rural atendidos pela Emater-DF. Elas marcam presença na floricultura, no artesanato, na agroecologia, na agricultura, na pecuária e demonstram habilidade no processo de gestão da propriedade rural. O público do programa Empreender e Inovar da Emater-DF é 46% feminino.

“A Emater-DF contribui para a autonomia econômica das mulheres rurais. E esse encontro viabiliza a interação e a troca de conhecimento entre as participantes, favorecendo que novas habilidades e oportunidades de trabalho surjam a partir desse encontro. Queremos que tenham novos olhares sobre os papeis que podem desenvolver na sociedade, além de cuidar do lar”, explica a gerente de desenvolvimento sociofamiliar da Emater-DF, Selma Tavares.

 

Para o presidente da Emater-DF, Roberto Carneiro, as mulheres estão cada vez mais assumindo um papel importante na economia local. “Além do papel de condução e orientação da família, estão presentes nas associações, participando das decisões para o desenvolvimento das comunidades e se tornando protagonistas nas atividades econômicas das propriedades rurais. A Emater trabalha em três frentes junto às mulheres: no desenvolvimento social, econômico e ambiental”, diz Roberto.

 

“Esse é um evento que venho sempre que tem e é muito esperado. Gosto de me reunir com as amigas, trocamos experiências, nos divertimos. É muito bom ver o que cada uma produz”, disse Maria Lusinete Nougat, produtora da região do Gama.

 

Segundo o secretário de agricultura, Argileu Martins, as mulheres do campo conseguem se superar, porque, trabalhar e viver no meio rural é mais desafiador do que na cidade. “As dificuldades as ajudam a avançar rumo à igualdade de gênero. E esse encontro é fundamental para essa discussão”, disse.

 

Também participaram do encontro a diretora-executiva da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Mariana Matias, e a deputada distrital Luzia de Paula.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br