Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/06/16 às 9h53 - Atualizado em 29/10/18 às 11h37

Centro de referência em agroecologia ajudará pequenos produtores

 

Foi inaugurado, na manhã deste sábado (4), o Centro de Referência em Agroecologia e Tecnologias Sociais, nas Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF). O espaço oferecerá uma série de atividades voltadas ao fortalecimento da agroecologia e incentivo ao empreendedorismo social, com o objetivo de promover inovação e práticas sustentáveis. O governador Rodrigo Rollemberg participou da solenidade.

 

“Esta obra foi iniciada há 10 anos e não havia perspectiva de sua conclusão. Este governo reativou-a e, em cinco meses, cá estamos para inaugura-la. De abril de 2015 até agora já ocorreram quase 50 eventos aqui, formando pessoas e fazendo com que elas se apropriem das tecnologias. A tecnologia social muda profundamente a vida das pessoas, principalmente as que mais precisam do fomento, do apoio e da estrutura do Estado. A agroecologia faz um debate grande, complexo e que direciona a humanidade para conviver com as grandes mudanças de clima, com as grandes mudanças do sistema de produção pelas quais caminha a humanidade. Nós já estamos vivendo isso aqui em Brasília. Precisamos antecipar o futuro e pensar em sistemas de desenvolvimento rural modernos que usam, cada vez menos, a matriz energética do petróleo e os produtos de síntese química e produtos importados. Nós acreditamos que este Centro vai trazer e concentrar toda essa estratégia de produção e de alimentos saudáveis e limpos, que produzem sustentabilidade ambiental”, disse o presidente da Emater-DF, Argileu Martins.

 

“No Brasil, a agricultura é muito tecnificada e encabeçada por grandes produtores. Temos o desafio de fazer com que as tecnologias sociais possam ser utilizadas pelos agricultores familiares, para que eles possam ter mais rentabilidade”, afirmou o chefe do Executivo. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Fundação Banco do Brasil, Ceasa-DF e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF).

 

No centro, serão realizados encontros, debates e atividades culturais, além de cursos e vivências em agroecologia, agroindústria, comercialização e outras técnicas e metodologias em prol da sustentabilidade. Também serão criados ambientes demonstrativos de tecnologias sociais em formato interativo, por meio de maquetes com conteúdos para aprendizagem e formação. O Centro de Referência em Agroecologia e Tecnologias Sociais fomentará ainda pesquisas e projetos de reaplicação de tecnologias sociais, com o objetivo de gerar emprego e renda para produtores rurais.

 

Termo de cooperação

 

Para que a unidade possa funcionar no Centro de Capacitação e Comercialização da Agricultura Familiar da Ceasa — complexo construído em 2015 por meio de convênio entre a Secretaria da Agricultura e o Ministério de Desenvolvimento Agrário —, foi assinado um termo de cooperação técnica entre as secretarias, a Ceasa-DF e a Emater-DF. “O próximo passo será realizar parcerias com entidades da sociedade civil para trazer atividades”, adiantou o secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Joe Valle.

 

 

Com informações da Agência Brasília

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br