Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/03/16 às 11h36 - Atualizado em 29/10/18 às 11h36

Capacitação mobiliza produtores e trabalhadores da cadeia leiteira

 

“Uma criança pode almoçar um prato de pipoca? Pode. Ela estará alimentada, mas não estará bem nutrida”. O exemplo, dado pelo zootecnista Maxmiliano Cardoso, da Emater-DF, também se aplica aos animais: uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes resulta em produção de alimentos com mais qualidade e, consequentemente, mais renda para o produtor rural. Esse é apenas um dos temas que será tratado nos cinco módulos do curso Vaqueiro Competente, que a Emater-DF promove no Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer) da empresa, em Planaltina. A primeira aula ocorreu nesta terça-feira (8).

 

Segundo a coordenadora do Programa de Leite da Emater-DF, Flávia Lage, a ideia é capacitar continuamente os produtores e trabalhadores rurais da cadeia leiteira do Distrito Federal. “Por isso, ofertamos o curso em duas partes: a primeira aborda temas gerais ligados à produção de leite e derivados, da alimentação animal ao aproveitamento dos produtos pelas rurais; na segunda etapa, aprofundamos em temas mais técnicos”, explica.

 

Nesta edição do curso, foram cadastrados 15 produtores e trabalhadores rurais. A primeira palestra foi de cunho motivacional; principais doenças, manejo sanitário, higiene na ordenha, qualidade do leite, aplicação de medicamentos, bem-estar animal e técnicas de contenção serão outros assuntos abordados. As aulas ocorrem uma vez por semana, totalizando quarenta horas. “Com isso, garantimos que o leite e derivados que saem da área rural do DF chegue à mesa do consumidor com qualidade e segurança”, resume Flávia.

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br