Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/06/20 às 15h33 - Atualizado em 17/06/20 às 15h00

BRB, Emater-DF e produtores discutem soluções para facilitar crédito à agricultura

Reunião entre representantes do BRB, Emater-DF e produtores rurais

 

Produtores rurais, representantes da Emater-DF e do Banco de Brasília (BRB) se reuniram, na manhã desta terça-feira (16) para uma conversa sobre crédito rural. Desafios, propostas e ideias foram apresentadas pelos agricultores da região leste do Distrito Federal — a reunião, realizada com todos os protocolos de segurança definidos pela Secretaria de Saúde, envolveu pouca gente para evitar aglomerações. Nesta quarta-feira (17), será a vez dos produtores da região oeste da capital federal.

 

Emater-DF retoma atendimentos para fazer Cadastro Único (CadÚnico)

Emater-DF orienta produtor a como preencher nota fiscal para vendas no PAA; veja

Cesta Verde garante renda a produtores rurais e leva alimento de qualidade às famílias

 

De acordo com a coordenadora de Operações da Emater-DF, Loiselene Trindade, a ideia é levar o banco ao contato direto com o produtor. “Esse encontro mostra que o BRB está disposto a entender e criar soluções para os produtores atendidos pela Emater-DF, que precisam de crédito para produzir”, disse. Já o gerente de Desenvolvimento Econômico da empresa, Igor Alves, acrescentou que o objetivo é aparar as arestas para o processo fluir de forma mais azeitada. “Nossa relação com o banco sempre foi muito produtiva, mas é possível aperfeiçoar”, completou.

 

Durante o encontro, os agricultores apresentaram dúvidas e ideias relativas ao excesso de documentação para obtenção de crédito, garantias de empréstimos, simplificação do processo para valores menores e educação financeira, dentre outros temas. Para o presidente da Coopermista, Ivan Engler, as cooperativas estão conseguindo superar a crise sanitária graças às compras institucionais. “A Emater-DF facilita bastante nosso trabalho ao elaborar os projetos de crédito, mas acreditamos que é possível avançar em alguns pontos”, observou.

 

O gerente de área de Crédito Rural do BRB, Airton Nunes Affonso, explicou que há duas agências do banco especializadas em elaborar os projetos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf): Brazlândia e Planaltina. Já o consultor da presidência do banco, Jefferson Seiti Okamoto, anotou todas as sugestões, dúvidas e apontamentos dos produtores para estudar com sua equipe as melhores formas de aperfeiçoar os processos. “Queremos construir um fluxo mais rápido e eficiente para o produtor”, esclareceu.

 

Estiveram presentes representantes da Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (Cootaquara), Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), Cooperativa dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais do DF (Multiflor), Cooperativa da Agricultura Familiar Mista do DF (Coopermista).

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br