Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/03/18 às 10h19 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Brazlândia sedia 3ª Festa da Goiaba no próximo final de semana

 

A abertura do evento acontece na sexta-feira (9), às 19h. O local terá ainda comercialização de goiabas e vendas de produtos derivados da fruta como doces, bolos, sucos, licor, tortas, geleias e outros

 

De 9 a 11 de março acontece a terceira edição da Festa da Goiaba de Brasília, na região admirativa de Brazlândia. Realizada pela Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), a festa tem o objetivo de divulgar a produção da fruta e estimular o consumo, além de atrair novos mercados, promover a integração entre os produtores e a população, e proporcionar informações técnicas a respeito do manejo.

 

Com uma área de 280 hectares e 78 produtores, a região administrativa de Brazlândia é o principal polo produtor da goiaba, sendo referência em qualidade e quantidade. A produtividade da fruta na região está entre 30 a 40 toneladas por hectare, dependendo do nível tecnológico empregado.  A safra de goiabas ocorre entre os meses de fevereiro e abril e a safrinha entre os meses de setembro e novembro. As principais variedades da fruta são a pedro sato, para consumo in natura, e a paluma, voltada mais para indústria. Duas novas cultivares, tailandesa e cortbel, também vem sendo desenvolvida na região.

 

O evento, com entrada gratuita, será realizado na Arcag – Área Especial, Km 13, às margens da BR 080. Entre as atrações da festa está o espaço Empório da Goiaba que contará com 20 produtores rurais que comercializarão especialidades como doces, sucos, licor, tortas e geleias de goiaba. O local terá ainda exposição e venda de flores – dentro do espaço Florabraz, além da comercialização de frutas em geral.

 

Na quinta-feira (8), um dia antes da abertura da festa, a Emater-DF realizará no local oEncontro Técnico da Cultura da Goiaba, com a palestra “Práticas Culturais para a Produção de Goiabas” ministrada pelo Engenheiro Agrônomo e Doutor em Fitotecnia, Tadeu Graciolli Guimarães, da Embrapa Cerrados. A atividade terá início às 18h30.

 

A abertura da 3ª Festa da Goiaba está marcada para as 19 horas de sexta-feira (9).  O Governo de Brasília, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF); a Centrais de Abastecimento do DF (Ceasa-DF) e a Administração Regional de Brazlândia também são parceiros do evento.

 

Programacao festadagoiaba

3ª Festa da Goiaba de Brasília
Data: Sexta (9), sábado (10) e domingo (11)
Horário: sexta, a partir das 19h; no sábado e no domingo, às 10h
Local: Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão – BR-080, Km 13, Núcleo Rural Alexandre de Gusmão, Incra 6

Entrada gratuita
Mais informações: Site oficial da Festa da Goiaba – www.goiabras.com.br

 

 

Patrícia Távora

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br