Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/10/16 às 10h48 - Atualizado em 29/10/18 às 11h39

Brasiliense prestigia a FestFlor Brasil

 

Durante quatro dias, a feira da cadeia produtiva da floricultura recebeu milhares de visitantes, que conheceram o melhor da produção local e participaram de palestras, oficinas e apresentações

 

Mais de cem produtores rurais do Distrito Federal participaram da quinta edição da FestFlor Brasil — Feira Nacional da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais, que ocorreu entre os dias 27 e 30 (quinta a domingo), no pavilhão de exposições da Embrapa, na Asa Norte. O evento, organizado pela Emater-DF, reuniu milhares de visitantes que puderam conhecer de perto o melhor da produção local, além de assistir a palestras e oficinas sobre jardins e hortas caseiras, cultivo e manejo de orquídeas, bonsai e apresentações de arranjos de arte floral.

 

Para o agricultor Francisco Alves Neto, que administra uma propriedade familiar no Setor Park Way, a FestFlor é uma vitrine para os produtores e uma alternativa de lazer e compras para a cidade. “O público visita não só para comprar, mas também para tirar dúvidas e nos pedir orientações. Nós, que trabalhamos com flores, sentimos prazer em falar sobre o assunto, já que é também uma troca”, avaliou. De acordo com Francisco, que cultiva orquídeas há dez anos, o Estado acerta ao organizar a feira e disponibilizar o espaço aos empreendedores familiares. “Neste ano, as vendas atenderam às nossas expectativas. As oficinas, palestras e workshops foram muito proveitosas”, relatou o floricultor, que é atendido pelo escritório da Emater-DF na Vargem Bonita.

 

A agricultora Rosemary Reis, da Cooperativa dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais do DF (Multiflor), entende que o Distrito Federal tem um grande potencial de crescimento na floricultura. “Temos um forte apoio da Emater-DF, que tem sido muito importante na nossa capacitação. A empresa nos ajuda também a abrir canais de comercialização”, explicou.

 

Segundo o presidente da Emater-DF, Argileu Martins, o que se viu na FestFlor não foi apenas a beleza das flores. “Podemos enxergar aqui a beleza dos produtores, extensionistas, distribuidores e clientes que acreditam em Brasília e no Brasil, pois passaram por cima das dificuldades para organizar esse evento tão importante e proveitoso para a cadeia produtiva da floricultura”, comemorou.

 

Capacitação — Com inscrições esgotadas, o Seminário Nacional de Paisagismo foi um dos principais destaques do primeiro dia da feira. Com o tema Paisagismo no Cerrado brasileiro: a utilização de plantas nativas e adaptadas, o evento durou dois dias e foi organizado pela Escola de Paisagismo de Brasília (EPB). O objetivo foi capacitar e atualizar estudantes e os profissionais do setor.

 

Para os extensionistas da Emater-DF, a atividade é uma excelente forma de atualização e capacitação. O engenheiro agrônomo Carlos Morais, do escritório da empresa no Paranoá, destacou a importância da participação dos técnicos da empresa na atividade. “Participar desse tipo de capacitação é essencial para atualizar conhecimentos. É um privilégio poder ter contato com pessoas que são referência no assunto. Estamos aprendendo com quem mais entende sobre paisagismo no Brasil. No final, essa capacitação reflete diretamente na produtividade dos agricultores, que irão receber melhores orientações por parte de nós”, disse Carlos.

 

Avaliação — Durante o último dia da FestFlor Brasil, a Emater-DF percorreu todo o espaço da feira e conversou com cada expositor sobre os pontos altos e baixos do evento. “Nosso objetivo é avaliar como os produtores enxergaram a organização, o espaço, horários, estrutura, eventos paralelos, enfim: tudo que oferecemos para que possamos melhorar no próximo ano”, explicou a extensionista Loislene Rocha, que aplicou os questionários.

 

3110 festflor_rose
A produtora Rosemary Reis, da Multiflor, ficou animada com as vendas

 

3110 fesflor_atendimento_pblico
Equipe da Emater-DF no atendimento ao público

 

3110 festflor_tabatinga
Produtores e técnicos do núcleo rural Tabatinga (região administrativa de
Planaltina) marcaram presença na FestFlor

 

3110 festflor_cerrado_alternativo_PAD-DF
Agricultoras do grupo Cerrado Alternativo, que cultiva ervas medicinais, 
flores, plantas ornamentais e hortaliças no núcleo rural PAD-DF, 
expuseram alguns dos seus produtos

 

3110 festflor_pblico
O visitante apreciou os belos arranjos expostos na feira

 

3110 festflor_lois

A extensionista Loislne Rocha entrevistou todos os expositores, que avaliaram
a estrutura da FestFlor

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br