Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/06/17 às 11h37 - Atualizado em 29/10/18 às 11h41

Brasília se prepara para o Congresso Latino-Americano e Brasileiro de Agroecologia

 

Evento, que acontece em setembro, apresentará todos os aspectos relativos à sustentabilidade na produção agroecológica. Até esta sexta-feira (30), os valores para participação ainda estarão na tarifa 2. Aproveite!

 

No período de 12 a 15 de setembro, Brasília sediará o VI Congresso Latino-americano de Agroecologia, o X Congresso Brasileiro de Agroecologia e o V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno. Os eventos inserem a cidade no cenário internacional das discussões sobre agroecologia e também fortalece as experiências regionais de construção do conhecimento de base agroecológica.

 

A programação tem como objetivo promover a troca de saberes e experiências através de palestras, feiras, rodas de conversa, estandes e apresentação de trabalhos e relatos de experiências.

 

O evento acontece durante a semana do cerrado, segundo maior ecossistema brasileiro, com uma área de 207 milhões de hectares distribuídos em sua maior parte no Planalto Central. Graças ao trabalho de pesquisa e extensão rural, realizado desde a década de 70, o Cerrado se transformou em um grande produtor de alimentos.

 

Para o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural do DF, José Guilherme Leal, a agroecologia é uma prática muito mais próxima do equilíbrio ecológico, podendo contribuir, com sua expansão, para uma produção de alimentos mais equilibrada e sustentável no Cerrado. “Esperamos que esses eventos motivem agricultores da região do DF e Entorno a se mobilizarem ainda mais na direção das práticas sustentáveis na agricultura, utilizando a agroecologia e agricultura orgânica como modelo”, diz.

 

O evento deve reunir aproximadamente 4000 pessoas, sendo mais de 500 participantes de fora do País e é uma oportunidade para o intercâmbio de informações, experiências e técnicas de produção. O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF), Argileu Martins, acredita que o Congresso vai oportunizar a atualização de conteúdo, no ponto de vista técnico e social, e vai contribuir para uma ampla divulgação junto à sociedade de que é possível ter uma produção agropecuária em harmonia com o meio ambiente. “A agroecologia aponta para um cenário em que a humanidade deve viver e produzir em harmonia com o meio ambiente. É uma saída muito objetiva para a sustentabilidade das atividades de produção agrícola e pecuária”.

 

O coordenador do programa de agrecologia da Emater-DF, Roberto Carneiro, espera que, por meio do respaldo científico que será apresentado, o evento encoraje produtores e técnicos a adotarem práticas para a transição agroecológica.

 

Os eventos são promovidos pela Sociedade Científica Latino-americana de Agroecologia (SOCLA) e Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) e organizados em Brasília por uma comissão formada por instituições públicas como Embrapa, UNB, Seagri-DF e EmaterDF, além de outras instituições e organizações e movimentos sociais. Acompanhe as novidades no site e no perfil facebook /agroecologiadf.

 

Inscrições

A programação e inscrições estão disponíveis no site www.agroecologia2017.com

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br