Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/03/20 às 14h28 - Atualizado em 13/03/20 às 11h20

Bolinhos recheados com goiabada vencem concurso de receitas

Receita campeã: a surpresa é a goiabada dentro do bolinho

 

Bolinhos de arroz recheados com goiabada embebidos em molho de requeijão: batizada de “Kinder Cake”, essa foi a iguaria campeã do 1º Concurso de Receitas com Goiaba, realizado pela Emater-DF neste domingo (8), durante a 5ª Festa da Goiaba, em Brazlândia. O grupo formado por Lindaura Carvalho da Silva, Rosa Oliveira Araújo e Eliza Dourado dos Santos foi o vencedor.

 

Em estande da Emater, visitante ‘passeia’ em plantação com óculos virtual

 

As ganhadoras, moradoras do núcleo rural Chapadinha (região administrativa de Brazlândia), receberam o prêmio oferecido pela Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), parceira da Emater-DF na realização do evento. “Tivemos a ideia de fazer um bolinho de arroz e um recheio surpresa, por isso colocamos o nome de ‘kinder cake’, explica Lindaura, de 82 anos. Com vasta experiência na participação em concursos, a agricultora se disse entusiasmada com a nova empreitada. “É mais um pra estimular nossa criatividade”, comemora.

 

A economista doméstica Luciana Xavier, do escritório da Emater-DF em Brazlândia, afirma que a criatividade surpreendeu a equipe. “Estamos acostumados a organizar o concurso com receitas de morangos, e é mais difícil fazer combinações com a goiaba”, ponderou. A extensionista acrescenta que a técnica dos participantes evoluiu bastante com os certames do morango. “Eles têm potencial para seguir novos caminhos na gastronomia”, aposta Luciana.

 

O concurso foi realizado em duas etapas: na primeira, os 15 participantes — divididos em seis grupos — elaboraram os pratos diante dos jurados – estudantes e professores do curso de Gastronomia da Universidade Católica de Brasília (UCB). Foram avaliados critérios como higiene no preparo, criatividade, originalidade, e, claro, sabor.

 

Em segundo lugar foi premiado o “Mousse de Goiaba”, preparado por Edilma Vieira da Silva, e em terceiro, o “Menina do Cerrado” – um hamburger temperado com catchup à base de goiaba, elaborado por Natividade Bezerra da Silva, Raimundo Nonato e Sandra Galvão Furtado. Todos os concorrentes são moradores de núcleos rurais da região administrativa de Brazlândia e recebem assistência técnica da Emater-DF.

 

 

Público lotou o Empório da Goiaba neste domingo (8)

 

Quinta edição 

A 5ª edição da Festa da Goiaba teve início neste sábado (7), com o corte de um bolo de cinco metros de comprimento – a ideia é que a cada ano o bolo ganhe um metro, a exemplo do que ocorre na tradicional Festa do Morango, que acontece no mesmo local. O evento segue no próximo fim de semana (de sexta a domingo, dias 13 a 15). Além da venda da fruta e derivados — doces, geleias, sorvetes, licores —, a festa também sedia a FloraBraz, feira de flores e plantas ornamentais cultivadas por produtores do Distrito Federal. Em 24 estandes, os visitantes podem comprar uma grande variedade de flores e plantas.

 

Embora Brazlândia seja mais conhecida pela produção de morangos, é a goiaba a fruta mais cultivada do Distrito Federal. Mais de 90% da produção ocorre em Brazlândia, em uma área plantada de 300 hectares. Em 2019, o volume produzido atingiu 9 mil toneladas da fruta.

 

Todos os participantes do concurso receberam brindes ao final

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br