Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/02/17 às 16h29 - Atualizado em 29/10/18 às 11h40

Banana é alternativa de renda para o produtor do DF

 

Emater-DF realiza Dia de Campo sobre plantio da fruta, a segunda mais consumida no país e que tem um mercado promissor na capital federal

A Emater-DF realizou, na manhã desta quarta-feira (8), o Dia de Campo da Banana, no assentamento Contagem (região administrativa de Sobradinho II). O evento reuniu cerca de 40 agricultores da comunidade. Em quatro estações, os participantes puderam aprofundar os conhecimentos sobre técnicas de plantio, gestão da propriedade e comercialização desta fruta, que é a segunda mais consumida no país e tem um grande mercado consumidor em Brasília. A atividade foi organizada pela equipe do escritório da empresa em Sobradinho.

 

O produtor Fábio Luiz Valença, proprietário da chácara onde ocorreu o Dia de Campo, planta banana-prata há cerca de um ano. No mesmo dia da atividade, ele fez sua primeira entrega ao Banco de Alimentos da Ceasa-DF, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA): 24 caixas com 300 quilos de banana. “Estou bastante animado, porque percebi que é possível produzir e vender. Com a orientação que tenho recebido da Emater-DF, consegui um financiamento e agora já estou escoando a produção”, comemora Fábio.

 

O crédito acessado pelo agricultor foi o Prospera — modalidade de financiamento da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh). Em 2016, o o programa disponibilizou quase R$ 10 milhões para pequenos empreendedores do Distrito Federal. Desse total, 45% foi para a área rural. “Consegui R$ 28 mil, que investi em mudas e no sistema de irrigação adequado”, conta Fábio.

A maioria da banana consumida em Brasília — uma estimativa de 200 toneladas por dia — vem da Bahia, Minas Gerais e São Paulo. “A produção aqui ainda é pequena. Se conseguirmos incentivar o produtor a investir nessa atividade, o espaço para ele crescer é grande, o que vai aquecer a economia local e trazer mais renda e qualidade de vida para as famílias do campo”, explica o engenheiro agrônomo Marcelo Ruas, da Emater-DF em Sobradinho, que atende à chácara de Fábio.

 

Metodologia — O Dia de Campo é uma das metodologias mais tradicionais da extensão rural. Bastante didático e prático, o evento geralmente ocorre em uma propriedade que seja exemplo de uma produção ou tecnologia específica. Na atividade dedicada à banana, foram quatro estações: Sistema de Produção, Gestão da Propriedade, Comercialização e uma última com o depoimento de Fábio e sua família. “Nossa intenção é apresentar toda a cadeia produtiva da fruta, com suas vantagens, especificidades e desafios”, explica Marcelo Ruas.

 

Crédito — Representantes da Sedestmidh estiveram presentes para acompanhar o Dia de Campo e ver de perto como foi aplicado o investimento liberado por meio do Prospera. O coordenador de Microcrédito da pasta, Marcelo Silva, lembrou aos agricultores que o Governo de Brasília está disposto a continuar investindo na área rural. “Temos um olhar especial para esta região, porque entendemos que vocês possuem a vocação para o arranjo produtivo da banana”, anunciou.

 

0802 dia_de_campo_banana_estao_fbio
Fábio Valença explica aos participantes como começou a investir em banana

 

0802 dia_de_campo_banana_estao_sistema_de_produo
O engenheiro agrônomo da Emater-DF Marcelo Ruas apresenta detalhes técnicos sobre a produção da fruta

 

0802 dia_de_campo_banana_plantio_consorciado
A propriedade de Fábio Valença também possui produção consorciada

 

0802 dia_de_campo_banana_entrega_PAA
Fábio (C) fez sua primeira entrega ao Banco de Alimentos por meio do PAA

 

0802 dia_de_campo_banana_artesanato
Da bananeira tudo se aproveita: com as folhas e fibras da árvore pode se
fazer belas peças artesanais

 

0802 dia_de_campo_banana_avaliao
Ao final, participantes avaliam o evento junto com equipe da Emater-DF

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br