Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/06/16 às 11h39 - Atualizado em 29/10/18 às 11h38

Aumenta procura por alimentos saudáveis

 

No início, eram 11 produtores. Hoje são 54, se revezando na oferta de frutas, verduras, legumes e alimentos processados em sistemas naturais — todos orgânicos, ou seja, cultivados sem o uso de agrotóxicos ou insumos químicos. Essa é a Feira da Estação Biológica, localizada no Setor Terminal Norte, no final da Asa Norte. A feira completou, nesta quinta-feira (30), 5 anos de atividades.

 

Atualmente, o espaço é administrado pela Associação Brasileira para a Agricultura Orgânica (Agro-Orgânica), que reúne produtores de várias regiões do Distrito Federal. O presidente da entidade, Cláudio Farias Gonçalves, observa que o movimento quase triplicou no último ano. “As pessoas estão cada vez mais preocupadas com saúde e bem-estar, o que tem aumentado a procura por alimentos orgânicos”, aponta.

 

Desde que assumiu a administração do espaço, a Agro-Orgânica promoveu uma intensa divulgação nos órgãos públicos localizados no setor — Emater-DF, Embrapa, Secretaria de Agricultura e Secretaria de Saúde. “Temos clientes até do Setor Noroeste”, comemora Cláudio. Além da maior diversidade de produtos, a feira possui hoje um programa de fidelidade e adotou a máquina de cartão, o que atraiu mais consumidores.

 

Para o coordenador do Programa de Agroecologia da Emater-DF, Roberto Carneiro, o mercado tende a crescer cada vez mais. “Atualmente, temos quase 200 produtores no Distrito Federal que trabalham com os sistemas de produção orgânica. Mas ainda há muito espaço para crescer, já que a procura não para de aumentar”, explica. Roberto lembra que a capital do país possui mais de 45 feiras orgânicas, e a Emater-DF tem trabalhado para capacitar mais agricultores que desejam adotar o sistema.

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br