Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/06/18 às 16h33 - Atualizado em 29/10/18 às 11h45

Associação de mulheres Flores do Contagem celebra conquistas

 

Com quatro anos de criação, número de associadas triplicou e surgiram mais oportunidades de acesso ao mercado

 

Nessa quinta-feira (14), a Associação do Grupo de Mulheres do Assentamento Contagem (Flores do Contagem) celebrou seus quatro anos de criação e as conquistas dos últimos anos. O grupo surgiu para representar e atender às demandas das mulheres do assentamento Contagem, localizado na área rural de Sobradinho (DF), com incentivo e apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF).

 

“Quando foi criada, eram 20 associadas e agora temos 65 mulheres participantes do grupo”, conta a gerente do escritório da Emater-DF em Sobradinho, Eleutéria Pacheco. Segundo ela, “por meio de treinamentos da Emater, tanto para a produção de hortaliças, quanto para fabricação de produtos agroindustriais, as mulheres passaram a levar renda extra para a família e a agregar valor aos seus produtos”.

 

Em 2016, foi construída e inaugurada a panificadora Flores do Contagem, com apoio e recursos da Votorantim Cimentos e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Essa agroindústria foi o primeiro empreendimento rural de Brasília a receber o selo da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova) da Secretaria de Agricultura (Seagri-DF), o que o habilita a comercializar seus pães em todo o Distrito Federal.

 

Com a agroindústria, elas passaram a utilizar os alimentos produzidos no campo para fabricação panificados e, assim, acessar programas de compras governamentais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Produtos da Agricultura do DF (PAPA). Para o presidente da Emater-DF, Roberto Carneiro, “as políticas públicas de compras auxiliam na organização comunitária, na profissionalização do negócio e no acesso ao mercado”.

 

Neste ano, por mei.o do PAPA, a associação fornecerá os panificados que compõem os lanches oferecidos pela Emater-DF em seus cursos. Além disso, fecharam contrato para entregar 125 kg de bolo, por semana, à Votorantim. Agora, almejam fornecer seus panificados à alimentação escolar por meio do PNAE.

 

A presidente da associação, Maria das Dores de Morais Silva, espera que mais mulheres possam aderir ao grupo de panificação. “Nossa demanda está crescendo e queremos que mais mulheres passem a trabalhar na panificadora, fortalecendo nosso grupo e trazendo mais desenvolvimento para nossa comunidade”, diz.

 

Para profissionalizar ainda mais o trabalho desenvolvido na panificadora a Emater-DF, oferecerá à associação capacitação em produtos sem glúten e lactose e atenderá a demanda das mulheres para capacitação em confeitaria.

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br