Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/03/16 às 13h53 - Atualizado em 29/10/18 às 11h37

Assentamentos de Cristalina terão energia renovável

 

Atividades produtivas em assentamentos de Cristalina (GO) deverão contar, em breve, com fontes de energia renovável. Um acordo entre a Emater-DF, Embrapa Agroenergia, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a prefeitura da cidade vai viabilizar a instalação de pontos de captação de energia solar em dez unidades demonstrativas. Representantes dos órgãos envolvidos e os produtores beneficiados se reuniram na manhã desta quinta-feira (31) para fechar os detalhes do projeto.

 

Segundo o gerente do escritório da Emater-DF em Cristlina, William Barbosa, a demanda por energia na região é alta e a oferta é baixa. “Com o projeto, as unidades demonstrativas poderão dispor de bombas d’água, ordenhadeiras mecânicas, bombas de piscicultura e outros equipamentos que vão auxiliar na produção”, explica.

 

A Embrapa Agroenergia ficou responsável por elaborar os projetos de captação da fonte energética; a prefeitura de Cristalina fornecerá máquinas (caminhões, tratores etc) e a logística de implantação; o MDA e o Incra vão financiar o projeto, que ficou orçado em R$ 600 mil; a Emater-DF fará o acompanhamento e a implantação das unidades demonstrativas, além de continuar prestando o atendimento às famílias.

 

As dez unidades demonstrativas estarão localizadas nos assentamentos São Marcos, Manacá, Buriti das Gamelas, Vista Alegre e Presidente Lula (atendidos pela Emater-DF), além do Três Barras, que recebe atendimento da Emater-GO. Segundo William Barbosa, o projeto deverá ficar pronto dentro de um ano. “Com isso, vamos fortalecer e desenvolver mais ainda a produção agropecuária dos assentamentos”, conclui o gerente da Emater-DF.

 

Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br