Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/06/17 às 11h44 - Atualizado em 29/10/18 às 11h41

Assentamento recebe reservatório em ferrocimento

 

Nesta sexta-feira (29), a Emater-DF encerra o curso de construção de reservatórios de água em ferrocimento na região de São Sebastião

 

Em regiões com longas épocas de seca, como aqui no Cerrado, o uso de tanques em ferrocimento pode ser uma estratégia importante para muitos produtores, pois contribui para captar e armazenar a água nos períodos de chuva e garantir o fornecimento no período de estiagem. Para apropriar produtores no uso dessa tecnologia, a unidade de Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) em São Sebastião realizou, nesta semana, um curso prático para construção desses reservatórios para os produtores do assentamento Nova Camapuã. O encerramento acontece na manhã desta sexta-feira (30).

 

Segundo o Extensionista da Emater, José Gonçalves, o objetivo é contribuir para que os produtores possam armazenar água e produzir alimentos tanto no período das chuvas quanto na seca. “Não há água disponível no assentamento no período da seca e, por isso, essa tecnologia aliada ao cultivo protegido e à irrigação localizada contribuirá para o armazenamento, economia e uso racional da água”, explica.

 

Além de Nova Camapuã, outros dois assentamentos receberam a capacitação: o 1º de Julho e o assentamento 15 de Agosto. No 1º de Julho, os produtores, com apoio da Emater, organizaram um consórcio para que um tanque de ferrocimento  seja construído da propriedade de cada participante.

 

José Gonçalves explica que o custo de implantação é baixo e não exige licenciamento ambiental. A estrutura é composta por uma gaiola de ferro recoberta com camadas de massa de cimento reforçada.

 

A aula prática de construção foi realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br