Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/02/14 às 10h18 - Atualizado em 29/10/18 às 11h18

Assentados de Cristalina-GO conhecem produção leiteira do DF

 

O programa Brasília Leite Sustentável (BLS) tem mudado a vida de agricultores familiares do DF, incentivando e estruturando a produção familiar. Rivaldo José Gonçalves, produtor na região de São Sebastião, abriu a porteira de sua propriedade para mostrar e contar um pouco da sua história para assentados atendidos pela Emater-DF em Cristalina.

 

Ele foi sorteado, em 2011, para receber uma unidade demonstrativa do programa, o que permitiu aumentar sua produção leiteira. “Ano passado consegui comprar mais 14 animais e aumentei a produção de leite que era de 80 a 90 litros por dia para 300 litros”, contou Rivaldo. Ele também destacou a importância do acompanhamento da Emater e das políticas de crédito ao produtor familiar. “Quando comprei a chácara, 13 dias depois a Emater-DF já estava aqui. Participei de excursões e cursos que foram muito importantes para abrir nossos olhos e conhecer novas tecnologias”.Rivaldo também acessou linhas de crédito do Pronaf para adquirir um tanque maior para armazenar o leite, comprar ordenhadeiras.

 

No período da tarde, os assentados conheceram outra propriedade participante do BLS na região do Paranoá. Lá também puderam conferir como funciona o programa, baseado em uma alimentação volumosa de boa qualidade para os animais e que utiliza o pastejo rotacionado. O sistema é indicado para a agricultura familiar por não exigir grandes extensões de terra para ser desenvolvido.

 

Wagner Nogueira Pessoa, do pré-assentamento Buriti das Gamelas, diz que “ver a realidade de alguém que começou como nós é animador. Mas para se estruturar o crédito rural é essencial”, falou.

 

Segundo o gerente da unidade da Emater-DF em Cristalina, José Gonçalves, a ideia é que os assentamentos atendidos na região, por meio de convênio com Furnas, desenvolvam esse tipo de produção leiteira.

 

“Posteriormente vamos agendar cursos, palestras e outras atividades para os produtores”, explicou.[

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br