Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/01/16 às 10h33 - Atualizado em 29/10/18 às 11h36

Assentados de Cocalzinho são capacitados para produção de leite

 

A Emater-DF promoveu, na semana passada, um curso de Inseminação Artificial para produtores de leite do Assentamento Santa Felicidade, em Cocalzinho de Goiás. A técnica é útil para melhorar a genética do gado bovino e, consequentemente, otimizar a produção de leite. A capacitação foi ministrada pelo médico veterinário Mário Paschoal, do escritório da empresa em Brazlândia.

 

Graças ao trabalho dos técnicos da Emater-DF, 60 produtores do assentamento vão acessar linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Desses, 50 optaram por investir na produção leiteira. Com o curso oferecido, a empresa pretende auxiliar os assentados a implantar e fortalecer a cadeia leiteira da região.

 

Segundo o gerente do escritório da Emater-DF em Padre Bernardo (GO), Álvaro Castro, os projetos a serem financiados incluem construção de currais, formação de pastagens, capineiras e canaviais, aquisição de novilhas e vacas de raças específicas para a produção de leite. “Além disso, estamos trabalhando junto à prefeitura de Cocalzinho para que possamos fornecer leite e derivados produzidos pelos assentados aos estudantes da rede pública municipal de ensino, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, completou o gerente.

 

Diversificação — Numa parceria com o Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer) da Emater-DF, o escritório vai realizar a segunda etapa do curso de produção de queijo e outros derivados do leite no assentamento Santa Felicidade. A primeira fase do curso incentivou mulheres do assentamento a começarem um projeto de produção de iogurte.

 

Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br