Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/11/15 às 16h29 - Atualizado em 29/10/18 às 11h35

Asbraer promove fortalecimento da comunicação

 

A abertura da 49ª Assembleia Ordinária da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) foi marcada pela assinatura do contrato  firmado entre a Associação e a Rede Bandeirante de Comunicação.

 

O documento, assinado na quinta-feira (19), prevê a veiculação do programa televisivo Momento Inovação na Agropecuária, que pretende divulgar as ações e resultados da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) das entidades associadas,em todo o país. As filmagens mostrarão como as ações da Ater pública transformam a vida de 2,5 milhões de agricultores familiares para melhor.

 

A proposta visa também mostrar a prestação dos serviços de Ater para o público urbano, para evidenciar que o serviço também leva qualidade de vida para o consumidor final, ao possibilitar a oferta de alimentos saudáveis à população. “Vale destacar que mais de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros são produzidos pela agricultura familiar”, ressaltou o presidente da Asbraer, Argileu  Martins.

 

Além do fortalecimento da comunicação, estão em debate na assembleia deste ano mais quatro temas, que apontarão as diretrizespara execução de uma Ater eficiente a nível nacional. São eles: Indicadores de Ater; Formação de Agentes; Financiamento de Ater e  Sistema de Ater.

 

Segundo o secretário executivo da Agricultura Familiar de Pernambuco, José Cláudio, que na ocasião representou o secretário estadual de Agricultura, Nilton Mota, esses temas são fundamentais para estruturar e expandir do serviço. “Assegurar a prestação de uma Ater de qualidade é a reafirmação de um compromisso imposto pelo governo do estado”, afirmou.

 

O presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel, informou que, no Estado, 90% dos estabelecimentos rurais são da agricultura familiar. Ele ressaltou, ainda, a credibilidade que a marca IPA possui, junto à população rural. “As nossas políticas prioritárias têm como meta viabilizar mecanismos para inclusão produtiva, difusão de conhecimento tecnológico e preservação dos recurso naturais. Um exemplo de trabalho exitoso do IPA acontece no município de Cedro, onde o nosso extensionista ensina o plantio de horta a jovens com deficiência. Além desses jovens aprenderem um ofício, eles foram inseridos na vida em sociedade”, comemorou.

 

Por  Marina Lima

Núcleo de Comunicação do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA)

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br