Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/10/13 às 8h20 - Atualizado em 29/10/18 às 10h47

Asbraer estuda proposta de cooperação com organização mundial

 

A Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica Extensão Rural (Asbraer) recebeu, no último dia 17, representantes do Centro Internacional de Biociência Agrícola (CABI). Além de conhecer o trabalho desenvolvido pela Asbraer, a visita teve o objetivo de formar uma parceria com a intenção de intercambiar conhecimentos técnicos que possam melhorar a vida no campo ao redor do mundo.

 

A organização intergovernamental, sem fins lucrativos, desenvolve um trabalho de pesquisa desde 1910. Em 1987, ela fundou sua sede no Reino Unido. Com atuação em mais 70 territórios e 48 países membros, a CABI busca adquirir expertise científica para resolver os problemas na agricultura e no meio ambiente.

 

No encontro, o presidente da Emater/DF, Marcelo Piccim, representando a Asbraer, apresentou os principais eixos de trabalho desenvolvido pelas Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural do Brasil. A partir da apresentação realizada pelo chefe executivo oficial da organização internacional, Trevor Nicholls, foram identificados pontos estratégicos semelhantes entre esses dois atores.

 

Ainda no encontro, os representantes da CABI foram convidados a participarem da assembleia geral promovida pela Asbraer em novembro. Na ocasião, será analisada a proposta de uma possível cooperação entre as duas entidades não governamentais.

 

Após a reunião, Marcelo Piccim adiantou que identificou três eixos que poderão desencadear um processo de cooperação. Para ele, a organização possui bastante experiência em metodologias de extensão da relação técnico e agricultor em diversas partes do mundo. Outro ponto destacado por Piccim foi à questão da inovação tecnológica na difusão de informações de mercado. Ele também ressaltou a perspectiva da organização em relação às tecnologias sustentáveis.

 

Além do presidente da Emater/DF, e do chefe executivo oficial da organização internacional, participaram da reunião, o diretor executivo de desenvolvimento internacional da CABI, Dennis Rangi; e a diretora da organização no Brasil, Yelitza Colmenarez.

 

Fonte: Ascom Asbraer|Texto:André Lage

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br