Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/11/16 às 12h05 - Atualizado em 29/10/18 às 11h39

Asbraer e Ministério do Turismo se reúnem para discutir parcerias em projetos de turismo rural

Ações devem benficiar todas as empresas de extensão rural do Brasil

 

Depois de se reunir com o ministro do Turismo, Marx Beltrão, manifestando o desejo de estabelecer parceria da Asbraer com o Ministério, o presidente da entidade e da Emater-DF, Argileu Martins, teve um encontro com a secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra, acompanhada da diretora interina de Formalização e Qualificação do Turismo, Isabel Barnasque, na tarde desta quinta-feira, 24. No encontro foram firmadas ações da Asbraer e da Secretaria para agilizar os projetos de turismo rural que permitirão parcerias voltadas para todas as Emateres do Brasil. A próxima reunião será na segunda semana de dezembro próximo.

 

O presidente da Emater-DF e da Asbraer oficializou, ainda um convite para que Teté Bezerra participe da próxima assembleia geral da Asbraer, que ocorrerá em março de 2017, na qual espera já apresentar os projetos que contarão com a parceria do Ministério.

 

“Esse tema é muito importante para nós e conta, não só com a aprovação do ministro, como com o empenho da nossa secretaria. Vamos trabalhar o turismo local e a construção de roteiros rurais. Conhecemos as ações desenvolvidas no Espírito Santo e temos de aproveitar as boas práticas de lá”, afirmou, colocando a diretoria de Formalização e Qualificação do turismo para tratar das questões práticas que envolverão a seleção de projetos a serem propostos à Asbraer.

 

Depois de acertar com a secretária que a Asbraer fará a apresentação do mapeamento das iniciativas de turismo rural, no Brasil, Argileu Martins assegurou que a Associação está empenhada em potencializar as oportunidades que vários turismólogos da assistência técnica e extensão rural já apontaram. “Temos, aqui no Distrito Federal, várias ações de turismo rural, desenvolvidas por profissionais da área e entendemos que há um potencial enorme para esta área. Uma das ações muito bem sucedidas é o Circuito Rajadinha, que vem sendo realizado desde 2014 e apresenta excelentes resultados para os agricultores familiares que participam dela”. O presidente destacou ainda que esta é uma ótima atividade para aproximar a população urbana da rural e fazer com que um maior número de pessoas conheçam o trabalho da agricultura familiar.

 

Ficou acertado, também, que Teté Bezerra levará o tema para ser debatido no próximo fórum de secretários estaduais de turismo para que haja uma maior aproximação entre as Emateres de cada estado com as secretarias de turismo.

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br