Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/12/12 às 9h18 - Atualizado em 29/10/18 às 10h44

Artesanato é fonte de lucro

Bolsas, sacolas, panos de prato, toalhinhas e diversos outros tipos de bordados: esse é o resultado do curso de bordado, realizado no assentamento rural Monjolo durante 20 semanas. As aulas, voltadas para as mulheres da comunidade, se encerraram na última sexta-feira (14), com a participação das alunas e uma pequena mostra dos trabalhos realizados.

 

Promovido pela Emater-DF, por meio do escritório da empresa no Gama, o curso foi acompanhado por cerca de 20 moradoras do assentamento e terá continuidade no próximo ano.

 

De acordo com a extensionista Carmen Lopes, os cursos são uma oportunidade para as mulheres aprenderem um ofício que pode aumentar a renda familiar. “Os trabalhos são bastante valorizados e comercializados em feiras, eventos e alguns pontos de venda”, explica Carmen. Além disso, as aulas, que ocorreram uma vez por semana, são uma oportunidade para integrar as moradoras do local, fortalecendo a união entre elas. A artesã Neide Maria de Castro Viana ajudou a ministrar o curso de forma voluntária.

 

Paula de Jesus Silva é uma das alunas que já vê o resultado das aulas de forma prática. Após vender alguns de seus trabalhos, ela conseguiu uma boa renda extra. “Com o dinheiro, comprei uma máquina de costura e pretendo continuar na atividade”, planeja a moradora do local.

 

Assistência — Ao todo, em 2012 foram dados três cursos de artesanato e trabalhos manuais para as mulheres do Monjolo. A Emater-DF promoveu ainda quatro oficinas sobre alimentação, melhora no cardápio e coleta de lixo. Em outubro foi realizada uma excursão à FestFlor — Feira Nacional de Flores, Decoração e Plantas Ornamentais — onde elas conheceram o trabalho desenvolvido pelo grupo Multifibras, que confecciona artesanato com fibra de bananeira.

 

O assentamento rural Monjolo, localizado entre o Gama e o Recanto das Emas, foi instalado há pouco mais de quatro anos. A Emater-DF atende às 75 famílias da comunidade desde 2009.

 

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br