Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/04/16 às 14h27 - Atualizado em 29/10/18 às 11h37

Aproveitamento integral dos alimentos é tema de curso para entidades socioassistenciais

 

Cozinheiros e auxiliares de cozinha de entidades socioassistenciais participaram, na terça-feira (19), do curso de aproveitamento integral dos alimentos. A capacitação foi promovida pelo Banco de Alimentos, em parceria com o Centro de Treinamento da Emater-DF (Centrer).

 

Os participantes assistiram a uma palestra com dicas e técnicas para evitar o desperdício dos produtos e, em seguida, foram colocar em prática o aprendizado. O objetivo da oficina foi preparar receitas que utilizam ingredientes normalmente não aproveitados, como farofas feitas com as sementes e a casca da abóbora, suco de limão com alface e “siri disfarçado”, feito a base de repolho.

 

Segundo a nutricionista da Emater-DF Lidiane Matos, grande parte do desperdício de alimentos acontece na cozinha de casa. “A oficina foi planejada para ensinar técnicas e receitas para aproveitar melhor os alimentos, reduzindo o desperdício e utilizando ingredientes normalmente descartados, gerando assim economia e refeições mais nutritivas”, declarou.

 

A nutricionista Danielle Amaral, que ministrou a palestra, informou que as receitas foram feitas com os alimentos mais comuns no Banco de Alimentos. “Uma das receitas que fizemos foi com repolho, que as instituições recebem bastante. Fizemos com ele um assado, com leite de coco, que tem gosto de peixe e pode substituir a carne”, informou.

 

“Só utilizávamos as verduras para fazer saladas. Hoje aprendemos a fazer tortas, panqueca com couve, suco com alface e mais um monte de receitas novas”, afirmou a auxiliar de cozinha Edilene Araújo, da Instituição Casa de Israel, da 913 Norte.

 

O curso é ministrado para entidades cadastradas no Banco de Alimentos da Ceasa-DF. Atualmente, o local atende a 168 entidades, que beneficiam aproximadamente 44 mil pessoas.

 

Próximas palestras

17 de maio – Técnicas de Congelamento e Resfriamento de Alimentos
31 de maio – Aproveitamento Integral dos Alimentos

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br